O Universo

O Universo é tudo o que existe, como os corpos, os objetos e a energia presentes no tempo e no espaço. A Terra, o Sol e o resto do Sistema Solar são apenas uma pequenina parte do Universo. O tamanho do Universo é algo muito difícil de imaginar. Ele é tão grande que a luz de astros distantes precisa viajar bilhões de anos até chegar à Terra.
O Universo também é conhecido como cosmos. A cosmologia é um ramo da astronomia que estuda o Universo como um todo.
A Via Láctea e outras galáxias O Sol faz parte de um conjunto de estrelas que forma uma galáxia chamada Via Láctea. Uma galáxia é um grande sistema de estrelas, gás e poeira. Até o início do século XX, não se sabia ao certo da existência de outras galáxias além da Via Láctea. Com o uso de potentes telescópios, os cientistas hoje calculam que o Universo tenha bilhões de galáxias.



Só a Via Láctea contém 100 bilhões de estrelas. Algumas galáxias são maiores, outras bem menores. Mas mesmo as pequenas possuem centenas de milhões de estrelas. As galáxias têm formatos diversos. Há aquelas, por exemplo, que têm forma de espiral, lembrando um rodamoinho.
Fonte: Universo. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2012. Web, 2012. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article-482753>. Acesso em: 17 de abril de 2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que as pessoas vão pesar um quilo menos com o eclipse?

Escolas já podem escolher livros didáticos que serão utilizados no ano que vem

Ricos devem pagar por universidades públicas?