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Mostrando postagens de maio, 2013

Dia do Geógrafo

A palavra Geografia é resultante da junção dos radicais gregos "geo" e "graphos", significando, respectivamente, “Terra” e “escrever”. Geografia é, portanto, o estudo científico da superfície da Terra, com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos. O trabalho desenvolvido pelo geógrafo requer um conhecimento sólido da natureza, por meio do estudo dos aspectos que influem de forma direta no dia a dia das sociedades e em sua organização espacial, suas inter-relações, bem como um conhecimento apurado dos aspectos estruturais da sociedade e de como ela se apropria da natureza. No dia 29 de maio também se comemora o aniversário de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fonte: < http://7a12.ibge.gov.br/voce-sabia/calendario-7a12/event/30-dia-do-geografo > Acesso em 29/05/2013. Adaptado.

Dia do Geógrafo

A palavra Geografia é resultante da junção dos radicais gregos "geo" e "graphos", significando, respectivamente, “Terra” e “escrever”. Geografia é, portanto, o estudo científico da superfície da Terra, com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos. O trabalho desenvolvido pelo geógrafo requer um conhecimento sólido da natureza, por meio do estudo dos aspectos que influem de forma direta no dia a dia das sociedades e em sua organização espacial, suas inter-relações, bem como um conhecimento apurado dos aspectos estruturais da sociedade e de como ela se apropria da natureza. No dia 29 de maio também se comemora o aniversário de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fonte: < http://7a12.ibge.gov.br/voce-sabia/calendario-7a12/event/30-dia-do-geografo > Acesso em 29/05/2013. Adaptado.

Dia do Geógrafo

A palavra Geografia é resultante da junção dos radicais gregos "geo" e "graphos", significando, respectivamente, “Terra” e “escrever”. Geografia é, portanto, o estudo científico da superfície da Terra, com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos. O trabalho desenvolvido pelo geógrafo requer um conhecimento sólido da natureza, por meio do estudo dos aspectos que influem de forma direta no dia a dia das sociedades e em sua organização espacial, suas inter-relações, bem como um conhecimento apurado dos aspectos estruturais da sociedade e de como ela se apropria da natureza. No dia 29 de maio também se comemora o aniversário de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fonte: < http://7a12.ibge.gov.br/voce-sabia/calendario-7a12/event/30-dia-do-geografo > Acesso em 29/05/2013. Adaptado. Imagem retirado do Facebook

Reciclar é Show!

Apresentação do projeto Reciclar é Show, realizada na escola básica municipal Batista Pereira em 28/05/2013.

Reciclar é Show!

Apresentação do projeto Reciclar é Show, realizada na escola básica municipal Batista Pereira em 28/05/2013.

Ciclo da Água

O que é relevo?

A superfície da Terra é muito irregular. Existem terrenos inclinados, montanhas, serras, vales, escarpas, chapadas, depressões, planícies, planaltos... ou seja, existem diferenças, variações. Ao conjunto de todas as variações que existem na superfície terrestre damos o nome de relevo . Se pudéssemos olhar a superfície de um outro jeito, fazendo um “corte” transversal na Terra, por exemplo, veríamos com maior clareza algumas variações que compõem o relevo de uma determinada região. Observe nos desenhos: Altitude e altura A gente diz: “aquele prédio tem 30 metros de altura ”. Mas dizemos: “aquela montanha tem 3.000 metros de altitude ”. A altura é medida a partir do chão do próprio lugar. A altitude é medida a partir do nível do mar . Assim: quando dizemos que um prédio tem 30 metros de altura , isso quer dizer que o topo do prédio está a 30 metros do chão . E quando dizemos que uma montanha tem 3.000 metros de altitude , isso quer dizer que o topo da montanha está a 3.000 metros do

Entrega de avaliações

Hoje na escola Batista Pereira foi dia de entrega de avaliações. Consegui falar com vários pais, muito conhecidos e outros que tive o prazer de conhecer este ano. Foi um bate-papo interessante e necessário. Obrigado pelo carinho e atenção de todos!

Respostas das atividades da Turam 71 em 23/05/2013

1. Faça, no mapa abaixo, a divisão regional do Brasil segundo IBGE, inclua a Legenda. (1,0). 1. Complete o mapa abaixo (1,0) a) Pinte de vermelho o estado de    Santa Catarina. b) Pinte de amarelo o estado cuja    sigla é AM. c) Pinte de verde o estado cuja    capital é Salvador. d) Pinte de Laranja o estado da    região Sul que faz divisa com    São Paulo. e) Pinte de roxo o estado cuja     capital é Rio Branco.

Resposta da atividade T 75 em 22/05/2013

Ano: 7º – Turma 75 Data: 22/05/2013 1. Faça, no mapa abaixo, a divisão regional do Brasil segundo IBGE, inclua a Legenda. (1,0).   2) Faça o que se pede: a) Pinte de vermelho o estado de    Santa Catarina. b) Pinte de amarelo o estado cuja    sigla é AM. c) Pinte de verde o estado cuja    capital é Salvador. d) Pinte de Laranja o estado da    região Sul que faz divisa com    São Paulo. e) Pinte de roxo o estado cuja     capital é Rio Branco.

Agenda T 71, T 74 e T 75

Lembrete: Amanhã 22/05/2013 teremos avaliação de recuperação para os alunos da Turma 75. Na quinta-feira 23/05/2013 será a vez das turmas 71 e 74 realizar a avaliação de recuperação. Conteúdos: Divisão regional do Brasil, segundo IBGE; estados brasileiros. Atenção! Você irá precisar das seguintes cores para as atividades: Vermelho – Amarelo – Verde – Laranja – Roxo Esteja com eles (lápis de cor) no dia da atividade.

Viver em um mundo de nações -Território, Nação, Estado.

Assistam ao filme e deixem aqui seus comentários.

Plano Nacional de Educação destina 10% do PIB para políticas de ensino

Plano Nacional de Educação destina 10% do PIB para políticas de ensino Metade das escolas públicas em todo o Brasil vão oferecer educação em horário integral caso o projeto seja aprovado (Foto: Quim Drummond/SECOM Sete Lagoas) Projeto que será votado hoje tem como meta erradicar o analfabetismo e oferecer horário integral em 50% das escolas públicas de ensino básico A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) volta a analisar hoje o Plano Nacional de Educação (PNE). A votação estava marcada para o último dia 14, mas foi adiada após senadores pedirem mais tempo para avaliar a proposta. Previsto no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 103/2012, o PNE destina ao menos 10% do produto interno bruto (PIB) para políticas educacionais e estabelece obrigações para os próximos dez anos. Entre as 20 metas estabelecidas, estão: alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, erradicar o analfabetismo, reduzir o analfabetismo funcional, oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas

Limites e Fronteiras

Comercio e Consumo.

 Dia 9 de maio de 2013, nós da turma 62, fizemos uma avaliação de Geografia sobre o Comercio e o Consumo. Também fizemos um desenho sobre esse tema. Esse desenho fala sobre a: Produção, a Circulação e o Consumo.

Registrando no Site

Caros alunos vejam no menu à direita o link Registre-se , clique no mesmo e faça o registro no site. Coloquem um nome de usuário e o email, depois abra seu email para ver sua senha. O Registro serve para que você possa escrever um post e publica-lo no Blog.

Alunos nota 10 – 1º Bimestre de 2013

Alunos da Turma 83 que foram com média dez no final do 1º bimestre de 2013. ANA LARA LAURENTINO FERNANDES JOÃO VITOR REZENDE CUNHA Alunos da Turma 84 que foram com média dez no final do 1º bimestre de 2013. GABRIELA SILVA DA SILVEIRA JULIA PEREIRA DE SOUZA Espero mais alunos nesta lista no final do 2º bimestre.

Brasil: O Território

O Território por Milton Santos com a colaboração de Adriana Bernardes O Brasil é o quinto país do mundo em superfície, com uma área total de 8.547.403,5 km 2 e 175 milhões de habitantes. Com um Produto Interno Bruto (PIB) da ordem de R$ 1,32 trilhão, em 2002, é a nona economia mundial. É considerado um país continente pelo seu tamanho e diversidade do meio natural, à qual se somou, ao longo da história, uma diversidade étnica e cultural, devida aos aportes de outros continentes. As atuais diferenças regionais do território brasileiro têm ainda um forte componente de dados naturais mas, nas últimas décadas, o elemento central da diferenciação é dado pelo crescente acréscimo de ciência e tecnologia ao território. Durante séculos, o Brasil pôde ser comparado a um arquipélago. As áreas economicamente mais ativas e mais densamente povoadas estavam isoladas umas das outras, comunicando-se apenas por via marítima. O povoamento se concentrava no litoral e ao longo dos rios. Nas áreas ma

Relação de dependência entre as atividades econômicas

As atividades econômicas proporcionam uma relação de dependência entre diferentes profissionais. Por exemplo: o agricultor que planta milho precisa do trabalho do profissional que produz o trator que será utilizado no processo de plantação e colheita. Já a indústria de enlatados ou de ração necessita do trabalho desenvolvido pelo agricultor. Foi solicitado que os alunos pensassem em outro exemplo que demonstre essa interdependência. O resultado estão nas imagens abaixo:

Para que servem os mapas e os gráficos?

Para que servem os mapas e os gráficos? Mapas e gráficos são essenciais no estudo da Geografia pela quantidade de informações que podem nos fornecer; são verdadeiras ferramentas de trabalho do geógrafo. Por meio dos mapas podemos localizar pontos, determinar distâncias, estabelecer relações entre diversos fatos geográficos. Os mapas proporcionam informações tais como fluxo de transportes, migrações, fronteiras, localização de cidades, rios e montanhas. Já os gráficos nos permitem representar, de forma visível, dados estatísticos sobre fenômenos naturais, questões demográficas e econômicas, e estabelecer comparações e relações entre eles. Também por meio da leitura e interpretação de gráficos, podemos conhecer muito sobre as características do clima, da população e do nível de vida dos países. Os mapas estilizados prestam-se mais à ilustração jornalística 1. Tipos de mapas Existem diversos tipos de mapas, como os topográficos, os temáticos, os gerais, os especiais e os es

Escala

Escala gráfica É a representação gráfica de várias distâncias do terreno sobre uma linha reta graduada. É constituída de um segmento à direita da referência zero, conhecida como escala primária. Consiste também de um segmento à esquerda da origem denominada de Talão ou escala de fracionamento, que é dividido em submúltiplos da unidade escolhida graduadas da direita para a esquerda. A Escala Gráfica nos permite realizar as transformações de dimensões gráficas em dimensões reais sem efetuarmos cálculos. Para sua construção, entretanto, torna-se necessário o emprego da escala numérica. O seu emprego consiste nas seguintes operações: 1º) Tomamos na carta a distância que pretendemos medir (pode-se usar um compasso). 2º) Transportamos essa distância para a Escala Gráfica. 3º) Lemos o resultado obtido.   Fonte: IBGE Escalas grandes e pequenas A escala grande não é aquela que possui um número enorme. A escala 1:5.000 é grande pois a representação da realidade foi diminuída apenas 5.00

Usando a régua

AULA COMPLEMENTAR SOBRE USO DA RÉGUA TRABALHO COM ESCALA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL   Para se fazer um trabalho correto de medida de distâncias em mapas é necessário saber utilizar adequadamente a régua.   Geralmente, as réguas escolares são divididas em milímetros (mm) e possuem um tamanho de 30 centímetros (cm). Quando vamos fazer o uso da régua, para medir a distância entre duas cidades em um mapa, por exemplo, devemos iniciar a medida posicionando a régua no primeiro ponto, observando a marcação zero . Observe a figura abaixo:

Nosso Lugar no Universo

Ciclo Hidrológico Alunos 5ª Série de 2009

Em 2009 a discussão sobre o ciclo da água gerou uma bela produção de um modelo do ciclo hidrológico feito por alunos de 5ª série. Veja o resultado.

GLOBALIZAÇÃO por Cristóvam Buarque

Santiago Alves de Siqueira Professor de Geografia   GLOBALIZAÇÃO* O que chamam de Globalização é uma tendência inevitável, ela vai ocorrer. O problema é que ela está ocorrendo, dividindo os seres humanos em dois tipos diferentes. A Europa se espalha, simbolizando Europa mas também Estados Unidos, Austrália, que incorporam pessoas que a gente pode chamar de ricas, a classe média dos países periféricos e aumentando as desigualdades de tal maneira que em breve a gente vai ter como Globalização um planeta dividido em um Primeiro Mundo Internacional dos ricos que vai ser um país só, mesma gravata, mesma educação, mesmos instrumentos, um país inteiro espalhado pelo mundo e ao lado desse Primeiro Mundo Internacional dos ricos nós vamos ter Ilhas de Pobres e as Ilhas serão a maioria. Este é o problema da Globalização, a maneira como ela está desenhada o que caracteriza essa Globalização, neste padrão de vida, não cabe todo mundo. Não cabe todo mundo por razões ecológicas em primeiro luga

Brasil em Flash

Os abaixo abrem arquivos .exe os mesmos abrem uma pequena janela com os referidos mapas. Para uma melhor visualização dê um zoom nos mapas. Brasil Evolução do território Brasil Político Brasil estadual Brasil Meso Brasil Micro

Brasil: População

ASPECTOS POPULACIONAIS DO BRASIL “Na Geografia, os homens estão relacionados com os lugares onde vivem. Nesse sentido, uma das perguntas mais fundamentais que a Geografia deve responder é: Por que as pessoas estão onde estão?” Responder por que as pessoas estão onde estão envolve a análise de aspectos como a distribuição humana no espaço e a evolução dessa ocupação ao longo do tempo. Para tornar possível o entendimento de tais análises, é necessário retomar alguns conceitos básicos, como os de população absoluta e população relativa. BRASIL: PAÍS POPULOSO E POUCO POVOADO População absoluta : corresponde ao número total de habitantes de uma determinada área. Trata-se de uma informação importante, uma vez que através dela pode-se ter uma idéia de um eventual mercado de consumo, ou da disponibilidade de mão-de-obra na região, ou ainda da necessidade de investimentos governamentais para a população. Quando uma certa porção do espaço apresenta uma elevada população absoluta, é consider