Região Centro-Oeste

Centro-Oeste
Área – 1.612.077,2 km² (18,86% do território nacional).
Estados – Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.


CARACTERÍSTICAS
O relevo se caracteriza pela predominância do extenso planalto Central . Terrenos antigos e fortemente aplainados pela erosão, que deu origem a chapadões, como os dos Parecis, dos Guimarães e dos Veadeiros. A parte oeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso é ocupada pela depressão do Pantanal Mato-Grossense, cortada pelo rio Paraguai , cujas cheias inundam a depressão. O clima é tropical semi-úmido, com chuvas de verão . A vegetação é de cerrado nos planaltos e complexa no Pantanal.


POPULAÇÃO
É a menor do Brasil, com 9.871.279 habitantes, equivalentes a 6,5% do país. A densidade demográfica é de 6,12 hab./km², com predomínio urbano (81,3%).

ECONOMIA
Baseada inicialmente nos garimpos de ouro e diamantes, é substituída pela pecuária extensiva, praticada em grandes latifúndios. Na década de 60, a transferência da capital federal para Brasília e a construção de rodovias aceleram o povoamento. A formação de colônias agrícolas, como Ceres (GO) e Dourados (MS), marca o início da agricultura extensiva em escala comercial. A extração de madeira de lei se extingue, junto com a mata natural. Possui as maiores reservas de manganês do país, no maciço de Urucum, no Pantanal, ainda pouco exploradas devido ao difícil acesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudança no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é criticada na CDH

DAVID HARVEY: 9 LIVROS PARA DOWNLOAD

Violência nas escolas não é caso de polícia, afirmam especialistas