Região Sudeste

Sudeste
Área – 927.286,2 km² (10,85% do território nacional).
Estados – Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

CARACTERÍSTICAS
Localiza-se na parte mais elevada do planalto Atlântico de sudeste , onde se destacam as serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhaço. Entre as formações típicas da região encontram-se os “mares de morros” (extensões arredondadas) e os “pães-de-açúcar” (agulhas graníticas). O clima varia do tropical atlântico (litoral) ao de altitude (planaltos), com geadas ocasionais . A mata tropical , que originalmente cobria a região, foi devastada durante a ocupação, especialmente durante a expansão do café. Em Minas Gerais, surge a vegetação de cerrado (arbustos e gramas) e, no vale do São Francisco e norte do Estado, a caatinga. Abriga as nascentes de duas importantes bacias hidrográficas: a do rio Paraná, da união dos rios Paranaíba e Grande, próximo ao Triângulo Mineiro, e a do São Francisco, que nasce na serra da Canastra (MG). O relevo planáltico fornece alto potencial hidrelétrico, quase totalmente aproveitado. A maior usina é Urubupungá, no rio Paraná, na divisa São Paulo/Mato Grosso do Sul.

POPULAÇÃO
Com 64.603.032 habitantes, é a mais populosa, equivalente a 42,63% do total do país. É a região de maior densidade demográfica , com 69,66 hab./km², e urbanização mais elevada, com 88%, atraindo grande número de migrantes. Possui as duas metrópoles nacionais – São Paulo e Rio de Janeiro –, além da metrópole regional de Belo Horizonte.

ECONOMIA
É a mais desenvolvida e industrializada do cenário nacional e concentra mais da metade de toda a produção do país. Na agropecuária possui os maiores rebanhos bovinos (de corte e leiteiro), além de destacadas produções em cana-de-açúcar, laranja e café, cultivados com bom padrão técnico e razoável produtividade. Conta com reservas de ferro e manganês na serra do Espinhaço (MG), e de petróleo, na bacia de Campos (RJ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEC vai oferecer 80 mil vagas de residência pedagógica em 2018

Tiros em escola de Goiânia provoca pânico no Colégio Goyases

Parabéns professores!