Semageo UFSC 1ª circular

PRIMEIRA CIRCULAR DA 37ª SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA DA UFSC
Geografia Transversal”
Florianópolis, 13 e 17 de junho de 2016.
Apresentação
A SEMAGEO propicia discussões e intercâmbio de experiências sobre ensino, pesquisa e extensão em temas de caráter geográfico, junto ao curso de graduação em Geografia da UFSC. Nesse sentido, a 37ª SEMAGeo foi pensada para ser uma semana que construa novamente uma perspectiva de debates mais amplos, a fim de atender a multiplicidade de olhares presentes na Geografia.
Visto que a Semana Acadêmica serve para socialização de vários assuntos que vão para além do currículo em vigor, a interdisciplinar e transversalidade estarão presentes no evento, que busca abarcar questões que precisam ser discutidas no processo de formação inicial do/da docente e do/da geógrafo/a, bem como na formação continuada de professores e bacharéis.
Entendendo que o currículo atual não contempla de forma plena as questões propostas na semana, a comissão organizadora propõem mesas, minicursos e Espaço de diálogos e Práticas (EDP) para os grupos de discussão. Observando também a conjuntura da sociedade, percebe-se a necessidade de debater a diversidade presente no(s) território(s). Diversidade de gêneros, de culturas, de etnias etc.
A comissão organizadora é composta pelos estudantes do Curso de Graduação em Geografia e professores do Departamento de Geociências (GCN/CFH), Departamento de Metodologia de Ensino (MEN/CED) e professores do Colégio de Aplicaçãoda UFSC.
Objetivo Geral:
Apresentar a comunidade envolvida com as questões relacionadas a ciência geográfica e escolar as experiências tanto no ensino, pesquisa e extensão afetas a atuação dos bacharéis e professores em Geografia.
Objetivo Específico:
  • Apresentar e debater questões ambientais e suas relações socioeconômicas;
  • Discutir e compreender as questões sobre opressão e inclusão social: LGBT, Gênero, Feminismo, Indígenas, afrodescendentes e pessoas com deficiência.
  • Apresentar e debater a prática do profissional em Geografia - geógrafo(a) e o(a) professor(a) de Geografia;
  • Avaliar e debater a situação política e econômica atual;
  • Discutir acerca do currículo da Geografia na UFSC e estrutura da universidade.

Datas Importantes
  • 16 de maio a 12 de junho - Início das Inscrições para participantes do evento.
  • 16 de maio a 06 de junho – Inscrição para oferecimento de Minicursos e Oficinas; inscrição de trabalhos para EDP.
Inscrições e maiores informações pelo facebook
E pelo email

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudança no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é criticada na CDH

CNE define nova base comum curricular da educação básica nesta semana

DAVID HARVEY: 9 LIVROS PARA DOWNLOAD