Semageo UFSC 1ª circular

PRIMEIRA CIRCULAR DA 37ª SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA DA UFSC
Geografia Transversal”
Florianópolis, 13 e 17 de junho de 2016.
Apresentação
A SEMAGEO propicia discussões e intercâmbio de experiências sobre ensino, pesquisa e extensão em temas de caráter geográfico, junto ao curso de graduação em Geografia da UFSC. Nesse sentido, a 37ª SEMAGeo foi pensada para ser uma semana que construa novamente uma perspectiva de debates mais amplos, a fim de atender a multiplicidade de olhares presentes na Geografia.
Visto que a Semana Acadêmica serve para socialização de vários assuntos que vão para além do currículo em vigor, a interdisciplinar e transversalidade estarão presentes no evento, que busca abarcar questões que precisam ser discutidas no processo de formação inicial do/da docente e do/da geógrafo/a, bem como na formação continuada de professores e bacharéis.
Entendendo que o currículo atual não contempla de forma plena as questões propostas na semana, a comissão organizadora propõem mesas, minicursos e Espaço de diálogos e Práticas (EDP) para os grupos de discussão. Observando também a conjuntura da sociedade, percebe-se a necessidade de debater a diversidade presente no(s) território(s). Diversidade de gêneros, de culturas, de etnias etc.
A comissão organizadora é composta pelos estudantes do Curso de Graduação em Geografia e professores do Departamento de Geociências (GCN/CFH), Departamento de Metodologia de Ensino (MEN/CED) e professores do Colégio de Aplicaçãoda UFSC.
Objetivo Geral:
Apresentar a comunidade envolvida com as questões relacionadas a ciência geográfica e escolar as experiências tanto no ensino, pesquisa e extensão afetas a atuação dos bacharéis e professores em Geografia.
Objetivo Específico:
  • Apresentar e debater questões ambientais e suas relações socioeconômicas;
  • Discutir e compreender as questões sobre opressão e inclusão social: LGBT, Gênero, Feminismo, Indígenas, afrodescendentes e pessoas com deficiência.
  • Apresentar e debater a prática do profissional em Geografia - geógrafo(a) e o(a) professor(a) de Geografia;
  • Avaliar e debater a situação política e econômica atual;
  • Discutir acerca do currículo da Geografia na UFSC e estrutura da universidade.

Datas Importantes
  • 16 de maio a 12 de junho - Início das Inscrições para participantes do evento.
  • 16 de maio a 06 de junho – Inscrição para oferecimento de Minicursos e Oficinas; inscrição de trabalhos para EDP.
Inscrições e maiores informações pelo facebook
E pelo email

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEC vai oferecer 80 mil vagas de residência pedagógica em 2018

Tiros em escola de Goiânia provoca pânico no Colégio Goyases

Parabéns professores!