Renda de Bilros

Em 21/08/2014 na geosala Milton Santos da EBM Batista Pereira tivemos uma interessantíssima aula sobre a renda de bilros. A aluna Raquel Martins Nascimento levou para seus colegas de sala, sua experiência na confecção de renda de bilros.
Esta arte a aluna do 6° ano do ensino fundamental aprendeu com sua avó que é uma das rendeiras do Ribeirão da ilha em Florianópolis-SC.
A arquitetura, o artesanato, a música, a religiosidade, entre outras manifestações de caráter cultural foram levados para sala de aula onde os alunos, discutiram as influências dos açorianos na ilha de Santa Catarina, especialmente, em Florianópolis.
Tendo como pano de fundo o estado de Santa Catarina, os alunos dos 6° anos estão estudando, em geografia, a formação desse território a partir da ocupação e influências dos índios, europeus e dos africanos.



Fotos: Santiago Siqueira / www.santiagosiqueira.com.br
Mais sobre a renda de bilros
A renda de bilros é realizada sobre uma almofada dura, o rebolo, cilindro de pano grosso, cheio com palha ou algodão, cujas dimensões dependem da dimensão da peça a realizar, coberto exteriormente por um saco de tecido mais fino. A almofada fica sobre um suporte de madeira, ajustável, de forma a ficar à altura do trabalho da rendilheira. No rebolo, é colocado um cartão perfurado, o pique, onde se encontra o desenho da renda, feito com pequenos furos. Nos furos da zona do desenho que está a ser realizada, a rendilheira espeta alfinetes, que desloca à medida que o trabalho progride. Os fios são manejados por meio de pequenas peças de madeira torneada (ou de outros materiais, como o osso), os bilros. Almofada de renda de bilros, Peniche. Uma das extremidades do bilro tem a forma de pêra ou de esfera, conforme a região. O fio está enrolado na outra extremidade. Os bilros são manejados aos pares pela rendilheira que imprime um movimento rotativo e alternado a cada um, orientando-se pelos alfinetes. O número de bilros utilizado varia conforme a complexidade do desenho.”
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Renda_de_bilros Acesso em 21/08/2014).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que as pessoas vão pesar um quilo menos com o eclipse?

Escolas já podem escolher livros didáticos que serão utilizados no ano que vem

Ricos devem pagar por universidades públicas?