Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

Férias: cinco brincadeiras e experiências científicas pra fazer em casa

ATENÇÃO: Só façam experiências com o acompanhemanto de um adulto.

Fluido não-newtoniano

Brincadeira que faz meleca, mas que diverte crianças de todas as idades. Só é preciso misturar amido de milho, água e corante (opcional). Recomenda-se manter a propoção de 2 copos de água para 1 de amido. A fórmula escorre pela mão quando aberta mas fica bem dura quando pressionada. 

Cores que dançam

Coloque um pouco de leite em um prato aberto e pingue corante alimentício de diferentes cores em variados pontos. Depois, com um palito de dentes, misture uma gotinha do detergente. O resultado é fantástico.

Carta secreta

Faça a tinta secreta misturando três colheres de amido de milho em três copos de água. Aqueça até formar uma calda transparente. Escreva a carta secreta usando um cotonete em um papel marrom (pode ser um saco de pão, uma sacola de papel, um papelão ou papel pardo) e deixe secar. O bilhete vai ficar completamente invisível. Para revelar o segredo, misture 20 gotas de tintura de iodo (é facilmente encontrado em farmácias) em meio copo de água e espalhe sobre o papel. 

Experiência química com um repolho

Coloque uma folha de repolho roxo e um litro e meio de água no liquidificador. Bata bem. Atenção! As crianças devem pedir ajuda a um adulto para mexer no liquidificador. O suco fica bem roxo. Coe e divida em copos transparentes para fazer as experiências. Em um, acrescente limão. No outro, sabão em pó. E, no último, vinagre. Veja o que acontece! Saiba mais aqui

Pote da Calma

Coloque água morna em um pote de vidro que tenha tampa, mas não encha completamente (deixe espaço para agitar o conteúdo). Acrescente três colheres de cola colorida com glitter e misture até que ela se dilua. Acrescente, aos poucos, gotinhas de corante da cor que desejar e purpurina até ficar brilhante e colorido o suficiente. Mais dicas aqui. Vai ficar mais ou menos assim:
pote_da_calma.jpg
Creative Commons - CC BY 3.0 - pote_da_calma.jpg
Adriana Franzin - Portal EBC
Fonte: EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel