Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

[Para discutir] Limites e Fronteiras

Colômbia quer reabrir fronteira com a Venezuela


O governo da Colômbia quer reabrir de maneira "definitiva" sua fronteira com a Venezuela, fechada pelo presidente Nicolás Maduro desde agosto de 2015, para evitar que se reproduzam os deslocamentos em massa registrados quando a divisa é aberta temporariamente.
Nos últimos dois fins de semana, dezenas de milhares de venezuelanos cruzaram a fronteira colombiana em busca de alimentos, remédios e outros produtos que estão em escassez em Caracas e outras cidades da Venezuela.


"Não se repetirá pela terceira vez aquilo que ocorreu nos dois últimos fins de semana. Devemos trabalhar para que a próxima abertura da fronteira seja definitiva. No próximo fim de semana, não haverá passagem livre", declarou a ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Ángela Holguín.
A chanceler se reuniu em Cúcuta com o governador do estado venezuelano de Táchira, José Vielma Mora, que confirmou que a divisa não será aberta nos dias 23 e 24 de julho. "Isso atrasaria as negociações para a reabertura definitiva", disse.

A Venezuela passa por uma grave crise econômica e política que resultou em problemas de abastecimento para a população local, especialmente para sua camada mais pobre. Os moradores reclamam de falta de itens de necessidade básica, como comida, medicamentos e papel higiênico.
Fonte: EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel