Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

Água


"Os recursos de água doce constituem um componente essencial da hidrosfera da Terra e parte indispensável de todos os ecossistemas terrestres. O meio de água doce caracteriza-se pelo ciclo hidrológico, que inclui enchentes e secas. A mudança climática global e a poluição atmosférica também podem ter um impacto sobre os recursos de água doce e sua disponibilidade. A água é necessária em todos os aspectos da vida. O objetivo geral é assegurar que se mantenha uma oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta, ao mesmo tempo em que preserve as funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas" (Adaptado: Agenda 21 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento p.331).

A preocupação com os recursos hídricos de nosso planeta é evidente, como mostra o texto acima "RIO-92", assim como a interferência do homem no meio ambiente, promovendo alterações, através de ações diretas e indiretas, nos ambientes naturais. Essas interferências colocam em risco a própria existência do homem na Terra. Pense nisso.

"O crescimento das cidades e do parque industrial, a intensificação do uso dos solos agrícolas, a readequação da infra-estrutura viária, as crescentes demandas pelos serviços públicos de abastecimento de água, a interferência dos sistemas de tratamento de efluentes e disposição final de resíduos sólidos têm ocasionado, freqüentemente, processos de degradação dos recursos naturais. Florestas são queimadas, a perda de solos pela erosão é acelerada, lagos e várzeas são assoreados, surgem lixões, cursos d’água são poluídos e mananciais contaminados, comprometendo a saúde da população, a produção de alimentos e o desenvolvimento da economia" (A CESP e o Meio Ambiente, Governo de SP, folder).



O texto acima nos mostra os resultados da forte presença humana no meio físico e algumas de suas conseqüências. Destacando-se a questão do ciclo hidrológico, a interferência do homem pode ocorrer em vários níveis. A interferência pode ajudar ou prejudicar o meio ambiente... o que você etá fazendo? A omissão é um grande erro. Pense nisso!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel