Plutão continua sendo planeta-anão



Plutão continua sendo planeta-anão mesmo com New Horizons; entenda


A chegada da sonda New Horizons à órbita de Plutão nesta terça-feira (14) levantou uma questão: Plutão é um planeta? A resposta é não. Apesar de alguns pesquisadores terem levantado no ano de 2014 a possibilidade de Plutão voltar a ser considerado um planeta, os estudiosos consideram, desde 2006, que ele é um planeta-anão. A decisão foi tomada no dia 24 de agosto daquele ano pela União Astronômica Internacional (UAI).

Os pesquisadores são claros ao dizer que as informações da New Horizons não devem mudar a condição de Plutão: “O que fazia Plutão ser um planeta era justamente a falta de informações sobre o assunto. Com as informações da missão, o posto de planeta-anão deve se reforçar”, diz o professor Ivan Soares, da Universidade de Brasília.

De acordo com o pesquisador Julio Camargo, do Observatório Nacional, há três requisitos para um corpo ser considerado um planeta:

1) “O corpo tem que ser esférico (porque isso denota o volume e equilíbrio hidrostático);
2) Girar em torno Sol;
3) Tem que ser senhor de sua órbita (não entrar na rotação de outro planeta)”.

E Plutão não preenche o requisito 3.

O engenheiro aeroespacial italiano Steffano Scutti acredita que o debate se deve também ao senso comum de que Plutão é planeta. “Eu acho que este debate ainda é muito popular, porque a humanidade se acostumou a chamá-lo de o nono planeta do Sistema Solar há mais de 7 anos após a sua descoberta. Tanto que o astrônomo que descobriu Plutão quer devolver o status de planeta”. Apesar disso, Scutti também acredita que a condição do planeta não mudará: “Nem o fascínio com essa missão vai mudar a condição de Plutão”.

Entenda mais sobre a missão New Horizons na reportagem da TV Brasil:

Fonte: EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê sua opinião: projeto acaba com a aprovação automática nas escolas

No Brasil, 45% da população ainda não têm acesso a serviço adequado de esgoto

DAVID HARVEY: 9 LIVROS PARA DOWNLOAD