Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

Coordenadas Geográficas





Para que os pontos da superfície terrestre possam ser localizados num mapa, convencionou-se utilizar duas coordenadas geográficas: latitude e longitude, linhas imaginárias separadas em intervalos regulares e medidas em graus.

As latitudes, ou paralelos, são as linhas paralelas ao Equador (considerado 0º) que vão até 90º norte e sul. As longitudes, ou meridianos, são as linhas paralelas ao meridiano de Greenwich (0º) e chegam a 180º para oeste e para leste.

O Equador é a linha imaginária localizada no meio do caminho entre os polos norte e sul. O meridiano de Greenwich é o meridiano inicial, ou zero, estabelecido em 1884 por acordo internacional. O nome decorre do fato de ele passar pelo Observatório Astronômico Real britânico, na cidade de Greenwich, próximo a Londres, na Inglaterra.

Os trópicos são paralelos situados em latitudes simétricas (23º27’). Ao norte do Equador, fica o Trópico de Câncer. Ao sul, o de Capricórnio, que passa pelo Brasil.

Fonte: Almanaque Abril

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel