Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

[Para Discutir] Refugiados


Refugiados enfrentam primeiro inverno com temperaturas negativas na Grécia

Reprodução: EBC
Associações humanitárias e o governo grego realojaram nas últimas 24 horas, em caráter de urgência, milhares de refugiados e migrantes já instalados em acampamentos, por causa da onda de frio que varre a Grécia.

Pela primeira vez em sua história, a Grécia terá temperaturas negativas, o que complica a situação de milhares de migrantes instalados precariamente no país mediterrâneo.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) indicou que, na quarta-feira (30) à noite, a organização completou a evacuação de mil refugiados yázidis de um acampamento aos pés do Monte Olimpo, no norte do país, por causa da forte nevasca.


Os refugiados, entre eles muitas crianças, foram levados para hotéis e apartamentos, no âmbito de um programa da Acnur que já permitiu a evacuação de cerca de 185 mil migrantes, 62 mil dos quais se encontram bloqueados em território grego, segundo o porta-voz da agência da Organização das Nações Unidas na Grécia, Roland Schoenbauer.

"Nos preparamos para o inverno com atraso, agora temos de agir rapidamente", disse Schoenbauer à agência AFP. A organização Médicos do Mundo também informou que o país havia começado a se preparar para o inverno tarde demais.

Enquanto esperam os realojamentos e a instalação de infraestruturas pré-fabricadas com aquecimento, as organizações humanitárias se esforçam para distribuir cobertores e roupas de inverno aos refugiados e migrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel