Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

Servidores municipais entram em greve

É greve! 

Mais de cinco mil servidores do serviço público municipal enfrentaram sol forte em pleno verão em Florianópolis, na última segunda-feira dia 16 para dizer não ao pacote de maldades do prefeito Gean Loureiro (PMDB) em uma assembleia emocionante. 

Os/as trabalhadores/as estão na defesa dos seus direitos conquistados com muita luta nos quase 30 anos de organização sindical. 

Segundo o sindicato a greve é também em defesa do serviço público com qualidade para a população que não tem condições para pagar consultas em hospitais particulares ou financiar estudos de seus filhos em escolas privadas. 


Afirma o sindicato em seu site "Nós queremos serviço de qualidade para toda a população! Dinheiro público é para o serviço público! "

De acordo com o sindicato, mobilização ocorre por tempo indeterminado.

Entre as 40 medidas do pacote batizado pela prefeitura de "Floripa Responsável" e pelo Sindicado de "Pacote de Maldades" estão mudanças na previdência do servidor público, em gratificações, além de permitir a privatização e terceirização de serviços públicos.

A prefeitura informou também que vai descontar os dias parados e ingressará na Justiça contra o Sintrasem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel