Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

VULCÃO ETNA ENTRA EM ERUPÇÃO

O Etna, o mais ativo vulcão da Europa, na Itália, registou uma nova erupção, iluminando a noite com jatos e torrentes de lava laranja. Um espetáculo apreciado pelos turistas e que não constituiu, segundo as autoridades, qualquer risco para as localidades vizinhas, nem afetou o funcionamento do aeroporto de Catania, o mais próximo do Etna.

Estas imagens podem ser utilizadas em sala de aula, como pretexto,  para se discutir movimentos sísmicos, os movimentos das placas tectônicas e agentes formadores do relevo.

Professor(a) deixe nos comentários deste post sugestões para se trabalhar esse tema em sala de aula. Socialize seus conhecimentos com nossos leitores. 😊