Dia Mundial da Água e o banho de 10 minutos

Foto: Pixabay

Hoje dia 22 de março é comemorado o dia mundial da água, mas será que há motivos para comemorar?

Um dia importante para refletir sobre os usos da água por todo o planeta que neste momento passa por uma situação de degradação em vários partes do mundo.

Cuidar da água é uma ação possível de ser realizada por cada um de nós. Não falo somente da economia no uso doméstico da água aliás, sabe-se que o maior consumo não está no uso doméstico e sim no agrícola, no caso brasileiro, o uso doméstico é ainda inferior ao uso industrial/comercial. 

O que podemos fazer para ajudar na proteção das águas do planeta não é diminuir o tempo do banho ou escovar os dentes com a torneira fechada, isso é válido apenas para as campanhas sensacionalistas da grande mídia ou de alguns governos.

Imaginem quantas torneiras o "acidente" (ou crime?) de Mariana foram fechadas e quantos banhos foram interrompidos? E qual o papel da sociedade neste caso?

Se por um acaso lhe fosse dado o "pode da caneta" para você leitor o que já teria acontecido com as empresas envolvidas nesse desastre ambiental? É disso que estou falando! Mariana é um exemplo no universo de outros milhares que poderiam ser dados aqui. 

O que não gostaria de ver nesse dia 22 de março é a transferência de responsabilidade no uso das águas. Esquecer das grandes empresas que transformam água em capital tendo  como subproduto a degradação ambiental e transferir a responsabilidade do problema para o sujeito que, talvez, tenha tomado um banho de 10 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê sua opinião: projeto acaba com a aprovação automática nas escolas

DAVID HARVEY: 9 LIVROS PARA DOWNLOAD

BRASIL: A organização político-administrativa