Pular para o conteúdo principal

Resistência contra a globalização

Imagem: Pixabay
O aprofundamento da globalização vem gerando resistência em todo o planeta, o que se reflete em fatos como a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, a saída do Reino Unido da União Europeia e o crescimento de movimentos nacionalistas.

Essa foi uma das análises dos convidados do primeiro painel do ciclo de debates O Brasil e a Ordem Internacional: estender pontes ou erguer barreiras?, promovido ontem pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). 

O presidente da CRE, Fernando Collor (PTC-AL), comandou o debate. O senador observou que acontecimentos como a eleição de Trump, o Brexit e o nacionalismo trazem incertezas sobre o cenário internacional. 

Para o embaixador Gelson Fonseca Junior, os movimentos nacionalistas têm interesse na perda de poder da ONU e de outros organismos supranacionais, pois a defesa da indústria e dos empregos estaria em primeiro plano.

O professor Eduardo Viola, da Universidade de Brasília (UnB), afirmou que duas grandes forças estão em embate: a do aprofundamento da globalização e as contrárias, de resistência. Ele chamou a atenção também para o avanço da inteligência artificial e o aumento da capacidade de cooperação entre os países.

Para o embaixador Rubens Barbosa, a nova ordem internacional é incerta nas áreas política, econômica, comercial e de segurança, e essa incerteza muda significativamente a geopolítica global. Barbosa disse que o Brasil tem sérios desafios, como as crises econômica, política e ética, a desindustrialização e a perda de competitividade no comércio internacional.

Fonte: Jornal do Senado, Brasília, terça-feira, 28 de março de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te