Zonas Térmicas da Terra



Na aula desta manhã do dia 05 os alunos da turma 61 discutiram temas importantes ligados à cartografia. Em sequência, e dando continuidade às discussões da semana anterior, os alunos trabalharam no conceito de Zonas Térmicas (ou Zonas Climáticas).


Agora a tarefa destes alunos será continuar, em casa, com as leituras sobre cartografia tendo como base os textos do livro didático, páginas 54 a 71.



Como pode ser observado no planisfério que mostra as zonas climáticas, a Tropical é delimitada pelos Trópicos de Capricórnio e de Câncer; a Temperada do Sul é delimitada pelo Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico; a Temperada do Norte é delimitada pelo Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico; a Glacial Antártica corresponde à área da superfície terrestre localizada ao sul do Círculo Polar Antártico; a Glacial Ártica corresponde à área da superfície terrestre localizada ao norte do Círculo Polar Ártico.  Essas zonas climáticas, como resultado da ação de vários fatores que influenciam no clima de uma dada região, apresentam profundas diferenças do ponto de vista climático.

Na Zona climática Glacial ou Polar, a incidência de luz e calor ocorre com certa intensidade apenas em um período curto de tempo ao longo do ano e, consequentemente, as estações do ano perceptíveis são definidas por um inverno longo e rigoroso e um verão curto e pouco rigoroso.

Na Zona climática Temperada, a incidência de luz e calor varia bastante ao longo do ano e, consequentemente, as variações de temperatura são grandes e as mudanças entre as estações do ano são bem perceptíveis.

Na Zona climática Tropical ou Intertropical, a incidência de luz e calor varia muito pouco ao longo do ano e, consequentemente, as variações de temperatura são pequenas e as mudanças entre as estações do ano são pouco perceptíveis.

Fonte: Antunes: Celso Avelino Geografia e participação : 6° ano / Celso Avelino Antunes, Maria do Carmo Pereira e Maria Inês Vieira. - 2.ed. - São Paulo : IBEP, 2012. Adaptado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura

Violência nas escolas não é caso de polícia, afirmam especialistas