Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

Protecionismo e livre comércio entre países

O protecionismo e o livre comércio entre os países serão temas de debate hoje na Comissão de Relações Exteriores (CRE), às 18h. 

A audiência vai tratar, entre outros assuntos, da crise de 2008, da recuperação das economias americana e europeia e do aumento da desigualdade com a globalização. Também devem ser abordados o protecionismo americano e europeu e suas consequências para as exportações do Brasil.

Foram convidados para o debate o ex-ministro e ex-embaixador Marcílio Marques Moreira, o professor Carlos Roberto Pio da Costa Filho, da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e o pesquisador Samuel de Abreu Pessôa, da Fundação Getulio Vargas. 

A audiência pública faz parte do ciclo de debates “O Brasil e a Ordem Internacional: estender pontes ou erguer barreiras?”, realizado quinzenalmente pela comissão.

Para participar http://bit.ly/audienciainterativa

Com informações do Jornal do Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel