Furacão nos Estados Unidos: o Tempo de Harvey


Harvey agora um furacão da categoria 4 perto do litoral de Texas

A Estação Espacial Internacional orbitou o furacão Harvey e fotografou a tempestade que caía na costa do Texas. Créditos NASA

Às 6 horas, CDT hoje, 25 de agosto, o Centro Nacional de Furacões observou que Harvey se fortaleceu em um Furacão da Categoria 4 na Escala de Vento do Furacão Saffir-Simpson. Os ventos de Harvey aumentaram para 130 mph (215 km / h).

Informações de acompanhamento do furação Harvey afirmam que sua classificação passou, nas últimas horas, para a Categoria 4 e que estava se aproximando da costa entre Port Aransas e Port O'Connor, no Texas, onde "as enchentes catastróficas são esperadas devido a fortes chuvas e tempestades".

Quando o grande olho de Harvey estava na costa entre Port Aransas e Port O'Connor, o satélite da GO da NOAA proporcionou uma imagem infravermelha da tempestade maciça. O olho pareceu claro na imagem criada no Projeto NASA / NOAA GOES no Goddard Space Flight Center da NASA, Greenbelt, Maryland.

O alerta de surgimento da tempestade está em vigor para Port Mansfield para High Island Texas, um aviso de furacão é efetivo para Port Mansfield para Sargent, no Texas, e um aviso de Tempestade Tropical está em vigor a partir do norte de Sargent para High Island, Texas.

O Centro Nacional de Furacões disse que o olho do furacão Harvey estava localizado por aeronaves de reconhecimento e radar Doppler da NOAA perto de latitude 27,8 norte, longitude 96,8 oeste. Harvey está se movendo em direção ao noroeste perto de 13 km / h, mas sua velocidade de avanço deverá diminuir nos próximos dias. Na pista de previsão, Harvey atingirá a costa do Texas no meio das próximas horas, durante o fim de semana.

Os relatórios de uma aeronave Hurricane Hunter da Força Aérea indicam que os ventos máximos sustentados permanecem perto de 215 km / h com rajadas mais altas. Harvey é um furacão de categoria 4 na Escala de Vento do Furacão Saffir-Simpson.

Harvey deverá produzir acumulações de chuva total de 381 a 762 milímetros e quantidades máximas isoladas de 1000 milímetros (um metro) sobre a costa do Texas médio e superior até a próxima quarta-feira. Durante o mesmo período de tempo, Harvey deverá produzir acumulações de chuva total de 127 a 381 milímetros no extremo sul do Texas e no Texas Hill Country, através do sudoeste e da Louisiana central. A precipitação desta magnitude causará inundações catastróficas e que ameaçam a vida.
Esta imagem visível do furacão Harvey tirado do satélite da GOA de NOAA no dia 25 de agosto às 10h07 da manhã. EDT (1407 UTC) mostrou claramente os olhos da tempestade quando a tempestade se aproxima da terra na costa sudeste do Texas. Créditos: NASA/NOAA GOES

A combinação de uma onda de tempestade perigosa e a maré causará inundações em áreas normalmente secas perto da costa. As inundações poderão ocorrer devido ao aumento das águas que se deslocam para o interior do litoral. Espera-se que em algumas áreas a água atinja entre 2,7 a 4 metros de altura acima do solo se o pico ocorrer no momento da maré alta ...

A inundação relacionada a surtos depende do tempo relativo da onda e do ciclo da maré, e pode variar muito em curtas distâncias.

A previsão mais longa diz com base na trajetória de previsão, que Harvey deverá chegar na costa média do Texas esta noite. Depois disso, os modelos de pista insistem que o furacão diminuirá consideravelmente durante as próximas 24 horas, e é provável que se mova muito pouco entre 36 e 120 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria se transforma em furacão rumo às Antilhas e a Porto Rico

Pesquisa mostra redução de nuvens de chuva em trecho da BR-163, no Pará

DAVID HARVEY: 9 LIVROS PARA DOWNLOAD