Pular para o conteúdo principal

Furacão nos Estados Unidos: o Tempo de Harvey


Harvey agora um furacão da categoria 4 perto do litoral de Texas

A Estação Espacial Internacional orbitou o furacão Harvey e fotografou a tempestade que caía na costa do Texas. Créditos NASA

Às 6 horas, CDT hoje, 25 de agosto, o Centro Nacional de Furacões observou que Harvey se fortaleceu em um Furacão da Categoria 4 na Escala de Vento do Furacão Saffir-Simpson. Os ventos de Harvey aumentaram para 130 mph (215 km / h).

Informações de acompanhamento do furação Harvey afirmam que sua classificação passou, nas últimas horas, para a Categoria 4 e que estava se aproximando da costa entre Port Aransas e Port O'Connor, no Texas, onde "as enchentes catastróficas são esperadas devido a fortes chuvas e tempestades".

Quando o grande olho de Harvey estava na costa entre Port Aransas e Port O'Connor, o satélite da GO da NOAA proporcionou uma imagem infravermelha da tempestade maciça. O olho pareceu claro na imagem criada no Projeto NASA / NOAA GOES no Goddard Space Flight Center da NASA, Greenbelt, Maryland.

O alerta de surgimento da tempestade está em vigor para Port Mansfield para High Island Texas, um aviso de furacão é efetivo para Port Mansfield para Sargent, no Texas, e um aviso de Tempestade Tropical está em vigor a partir do norte de Sargent para High Island, Texas.

O Centro Nacional de Furacões disse que o olho do furacão Harvey estava localizado por aeronaves de reconhecimento e radar Doppler da NOAA perto de latitude 27,8 norte, longitude 96,8 oeste. Harvey está se movendo em direção ao noroeste perto de 13 km / h, mas sua velocidade de avanço deverá diminuir nos próximos dias. Na pista de previsão, Harvey atingirá a costa do Texas no meio das próximas horas, durante o fim de semana.

Os relatórios de uma aeronave Hurricane Hunter da Força Aérea indicam que os ventos máximos sustentados permanecem perto de 215 km / h com rajadas mais altas. Harvey é um furacão de categoria 4 na Escala de Vento do Furacão Saffir-Simpson.

Harvey deverá produzir acumulações de chuva total de 381 a 762 milímetros e quantidades máximas isoladas de 1000 milímetros (um metro) sobre a costa do Texas médio e superior até a próxima quarta-feira. Durante o mesmo período de tempo, Harvey deverá produzir acumulações de chuva total de 127 a 381 milímetros no extremo sul do Texas e no Texas Hill Country, através do sudoeste e da Louisiana central. A precipitação desta magnitude causará inundações catastróficas e que ameaçam a vida.
Esta imagem visível do furacão Harvey tirado do satélite da GOA de NOAA no dia 25 de agosto às 10h07 da manhã. EDT (1407 UTC) mostrou claramente os olhos da tempestade quando a tempestade se aproxima da terra na costa sudeste do Texas. Créditos: NASA/NOAA GOES

A combinação de uma onda de tempestade perigosa e a maré causará inundações em áreas normalmente secas perto da costa. As inundações poderão ocorrer devido ao aumento das águas que se deslocam para o interior do litoral. Espera-se que em algumas áreas a água atinja entre 2,7 a 4 metros de altura acima do solo se o pico ocorrer no momento da maré alta ...

A inundação relacionada a surtos depende do tempo relativo da onda e do ciclo da maré, e pode variar muito em curtas distâncias.

A previsão mais longa diz com base na trajetória de previsão, que Harvey deverá chegar na costa média do Texas esta noite. Depois disso, os modelos de pista insistem que o furacão diminuirá consideravelmente durante as próximas 24 horas, e é provável que se mova muito pouco entre 36 e 120 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te