NASA vai praticar defesa do planeta com asteróide real


Nasa fará teste com asteroide real - Foto: Sl Siglo de Torreón

O asteroide conhecido cientificamente como "2012 TC4" e 12 de Outubro vai aproximar da Terra há mais de 4.800 quilômetros.

O Escritório para a Coordenação de Defesa Planetária da NASA realizá um teste pela primeira vez com um asteroide real em 12 de outubro, informou a Universidade do Arizona (UA).

O objetivo é colocar à prova a rede de observatórios e cientistas que trabalham no projeto de defesa planetária em todo o mundo, que irá determinar se a Terra está preparada para enfrentar uma ameaça cósmica.

Vishnu Reddy, professor de Ciências Planetárias Laboratório Lunar e Planetário da UA, foi o idealizador do teste. Ele propôs criar um cenário mais realista usando o "2012 TC4" e sua proposta foi aceita.

Este teste é para descobrir "o quão bem estamos preparados para a próxima ameaça cósmica?", Disse Reddy no mesmo comunicado.

Este exercício permitirá recuperar, rastrear e caracterizar o "2012 TC4" como um objeto de potencial impacto que ativará o sistema de defesa a partir de observações, modelo, previsão e comunicação.

O asteroide mede entre 9,15 e 30,5 metros de comprimento. Ele é comparado com o tamanho do asteroide que explodiu sobre Chelyabinsk (Rússia) em 15 de fevereiro de 2013.

Você acha eu o teste terá êxito? Deixe seu comentário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEC vai oferecer 80 mil vagas de residência pedagógica em 2018

Como resposta de criança a exercício escolar provocou debate que mobilizou até ‘guardiões da língua espanhola’

Tiros em escola de Goiânia provoca pânico