Pesquisadores encontram grandes reservas de gelo em Marte



A novidade foi a localização das reservas de gelo, encontradas no Equador do planeta, uma área muito quente.

Pesquisadores da Universidade de Durham (Reino Unido) informou na quarta-feira (16) sobre a localização de grandes reservas de gelo no Equador de Marte, depois de analisar as imagens recebidas do satélite Mars Odyssey.

Jack T. Wilson, um dos investigadores, disse que os investigadores estavam cientes da presença de vestígios de água "recente" nas latitudes temperadas do planeta vermelho.

De acordo com especialistas da informação, deve ter havido gelo no planeta Equador ao longo dos últimos 3.000 milhões de anos.

Wilson disse que com esta descoberta, Marte teria girada com um eixo de inclinação de 45 graus. Caso contrário, as reservas de gelo pode não ter sido gerado.


Esta nova informação tem contribuição nas imagens apresentadas pela Agência Espacial Europeia (ESA), onde o passado de Marte vulcânica e tectônica é mostrado através da divulgação de fotografias tiradas pela sonda Mars Express.

Uma das imagens revela a borda de uma grande cratera com um número de depósitos de cores mais claras ao redor, o que poderia ser formado por minerais de argila na presença de água, diz a ESA em comunicado.

Sala de Aula

Que tal aproveitar este post para explorar com seus alunos a aplicação das "linhas imaginárias" de Marte. Será que a área equatorial de Marte é igual a da Terra? Provoque seus alunos e amplie seus conhecimentos.

Use os comentários deste post para deixar suas sugestões de atividades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria se transforma em furacão rumo às Antilhas e a Porto Rico

Pesquisa mostra redução de nuvens de chuva em trecho da BR-163, no Pará

DAVID HARVEY: 9 LIVROS PARA DOWNLOAD