Comissão debaterá base comum curricular da educação básica


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) fará na quarta-feira (20) audiência pública interativa sobre a Base Nacional Comum Curricular. Os participantes vão debater os desafios para a implementação e o combate às desigualdades educacionais. A reunião está marcada para as 9h30.

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que pediu a audiência, afirma que toda criança, rica ou pobre, deveria ter acesso à educação de qualidade, sem discriminação de renda ou endereço. Essa realidade, disse o senador, não existe e os indicadores apontam para uma profunda desigualdade na educação de crianças e adolescentes de níveis socioeconômicos diferentes.

O objetivo da Base Nacional Comum Curricular é justamente diminuir essa desigualdade, alinhando a formação de professores, materiais didáticos e avaliações. O problema, de acordo com o senador, é que não basta ter um documento de referência bem elaborado que estabeleça os direitos e os objetivos de aprendizagem se as escolas não tiverem as condições mínimas necessária para assegurar tais direitos.

Foram convidados para a audiência representantes do Ministério da Educação, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), e do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, além de especialistas em Educação.

Fonte: Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEC vai oferecer 80 mil vagas de residência pedagógica em 2018

Como resposta de criança a exercício escolar provocou debate que mobilizou até ‘guardiões da língua espanhola’

Tiros em escola de Goiânia provoca pânico