Pular para o conteúdo principal

Os elementos dos mapas


Quais são os elementos centrais (ou estruturais) que compõem um mapa? O que sempre está presente numa representação desse tipo? O que não pode faltar em um mapa?

Há vários elementos em um mapa, o título, a legenda, a escala são apenas alguns deles. Neste artigo vamos falar dos elementos que compõe um mapa a a importância de cada um deles.

A projeção cartográfica e a escala cartográfica

Tanto a  projeção cartográfica como a escala cartográfica são técnicas para estabelecer relações com as medidas e a forma da Terra: um mapa que vai ser desenhado numa folha de papel pequena e plana deve ter relações controladas com as medidas e a forma esférica da Terra. Nesse processo distorções sempre vão ocorrer, o trabalho com as projeções é tentar resolver, ou pelo menos, minimizar essas distorções.

A escala cartográfica busca manter a relação entre o que foi desenhado (cartografado) e o tamanho real.

Outros elementos são importantes na confecção dos mapas e aqui destacamos:

Título: deve anunciar o tema representado, no qual, se necessário, é incluído o nome do lugar representado. 

Toponímia: em muitos mapas pode ser necessário indicar nomes próprios para identificar serras, cidades, países, regiões, continentes, oceanos e outros elementos. A palavra toponímia vem do grego: tópos (lugar) + ónoma (nome). De certo modo podemos considerar que a toponímia é uma espécie de legenda, pois ela identifica os lugares representados no mapa. Mas isso não é consenso e por isso definimos aqui o que é a legenda.

Legenda: elemento que tem a função de esclarecer diretamente a linguagem cartográfica, traduzindo-a para a linguagem verbal.

Você consegue identificar no mapa abaixo elementos que não foram citados no texto? Você acha que esses elementos que você encontrou são também indispensáveis em qualquer mapa?


Então se um mapa não tiver um desses elementos ele não pode ser considerado mapa? Essa é uma boa discussão para se fazer em sala de aula.

Não deixe de manifestar sua opinião aqui neste post. O que você acha?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te