Pular para o conteúdo principal

Tratados de Não Proliferação Nucelar


Fonte: Marie-Françoise Durand e outros. Atlas da mundialização. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 92. (*) O Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) visa a reduzir o risco de proliferação de armas nucleares, de alto poder destrutivo.

O tratado de não proliferação nuclear concedeu o direito aos países dotados de armas nucleares antes de 1967 (EUA, Rússia, França, China e Reino Unido) a manter seus arsenais nucleares. Estes se comprometeram a não auxiliar outros países a adquirir ou desenvolver armamento nuclear.

Alguns países se destacam na produção e venda de armas, como Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido. Portanto, eles dependem da existência de conflitos
ou de investimentos dos países no setor bélico para movimentar esse campo de produção. Entre os grandes compradores estão Índia, China e países europeus.

Os países exportadores dependem da existência de conflitos ou de investimentos dos países no setor bélico para movimentar esse campo da produção.

Entre os grandes importadores estão países envolvidos em zonas de tensão e potenciais conflitos, como a Índia e o Paquistão. A China vem equipando suas forças armadas, uma forma de projeção do poder e pretensões do país na arena internacional.

A Coreia do Norte detém artefatos nucleares, o que mobiliza os Estados Unidos e outros países ocidentais a tornarem públicas suas contestações ao regime comunista norte-coreano.

Fonte: Geografia: um olhar sobre o espaço mundial, 9º ano / Fernanda Padovesi Fonseca... [et al.]. -- 1. ed. -- São Paulo: Editora AJS, 2012. (Coleção geografia).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te