Halloween ou Dia do Saci?


Ele é negro, tem uma perna só, usa gorro vermelho e fuma cachimbo. Esta é a representação do Saci Pererê, personagem do folclore brasileiro. O menino que adora fazer travessuras tem a missão de cuidar da natureza, onde mora.

Para celebrar o personagem e valorizar a cultura popular brasileira, foi criado o Dia do Saci. Comemorada em 31 de outubro, a data foi escolhida em contraposição ao Dia das Bruxas. “Estava havendo uma invasão cultural representada pelo halloween que não tem nada a ver com a cultura brasileira”, aponta Mouzar Benedito, da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), que está diretamente ligada à escolha da data da celebração, em 2003.

A ideia do Dia do Saci é combater o estrangeirismo e incentivar as crianças a celebrarem seu folclore em vez do folclore americano. “Já que é uma data de festa, a festa sempre induz você a cultivar um pouco mais do motivo da festa.   No caso, o saci e seus amigos. Os amigos do saci são todos os mitos brasileiros”, defende Mouzar.

Diversos municípios já oficializaram a data. Entre eles, São Luiz do Paraitinga (São Paulo - onde há uma forte tradição de observadores de saci), Vitória (Espírito Santo), Uberaba (Minas Gerais) e Fortaleza (Ceará).

Dia do Saci é celebrado em contraposição ao Dia das Bruxas. Desde 2004, o dia 31 de Outubro é dedicado ao Saci-Pererê e seus amigos. A ideia é tornar a data mais brasileira e sobrepô-la à cultura importada.
Fonte: ebc

Você conhece a lenda do Saci? Escreva nos comentários deste post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

70 milhões de anos em 2 minutos: a formação do Himalaia

Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura