Parabéns professores!



O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. 

Já li várias versões de como essa data se transformou no dia de comemoração do professor. Nem vou entrar nessa polêmica ou tentar descobrir como essa data se constituiu como tal.

Creio que a maior contribuição neste momento é pensar um pouco sobre como esta profissão estará sendo vista nesta sociedade cada vez menos atenta aos acontecimentos dentro de uma sala de aula. Digo isso pois a qualidade da educação, da escola e, claro, a valorização do professor viraram uma espécie de mantra na boca de alguns políticos, digo na boca pois da boca não passou. 

O Brasil ainda não conseguiu sair do discurso para uma prática que efetivamente pudesse valorizar a carreira do professor. Pensar e efetivamente valorizar a educação do país é pensar rumos que irão beneficiar o próprio país e quando falo de país é claro que estou falando de cada um de nós, de sua população. 

Os professores são a chave desse desenvolvimento. Quanto mais qualificado e valorizado for seu professor, sua professora, melhor será o retorno que estes poderão te proporcionar. 

Mas será que os professores se sentem valorizados? Será que os professores são tratados com o respeito que a profissão exige? No nível político muitas ações foram e estão sendo tomadas para fazer exatamente o contrário em relação à valorização do professor e da professora. No plano econômico, a carreira do magistério é uma das menos valorizadas de nosso país. E o horizonte de curto prazo não me permite enxergar boas perspectivas. 

Será preciso muita luta, não só dos professores, mas de toda a sociedade em prol de uma outra educação em nosso país. Uma educação que seja mais democrática, participativa e libertadora. 

Está vendo só, mesmo no dia dos professores, nossa preocupação se volta para a questão de uma educação de qualidade uma educação que possa, de fato, contribuir para a formação de cidadãos.

Parabéns professores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

70 milhões de anos em 2 minutos: a formação do Himalaia

Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura