Redes sociais: aliadas de estudantes na preparação para o Enem

A internet e as redes sociais já fazem parte do dia a dia dos jovens brasileiros e podem ser ferramentas na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A possibilidade de estudar nos horários mais convenientes e gastando pouco são facilidades que vêm atraindo estudantes para a prática de estudar online.

Há alguns anos, eu disponibilizo na internet, através de meus blogs e mais atualmente, meu canal no Youtube, conteúdos relacionados à educação e Geografia. A ideia inicial era aproximar meus alunos da Geografia fora do ambiente escolar.

A maioria dos alunos que acessam os conteúdos do Blog e também do YouTube usa a internet como complemento dos estudos, principalmente na véspera das provas. Já os professores procuram referências de materiais didáticos relacionados a exemplos de atividades. Atualmente todo os conteúdos produzidos são disponibilizados de graça na internet.



As principais vantagens do estudo online está relacionado com a economia de tempo no trânsito, e a possibilidade de revisão repetida de um mesmo conteúdo ou tema. Além disso o aluno pode usar melhor o seu tempo disponível para os estudos não ficando preso a determinado horário fixo.

No entanto, é preciso muita disciplina para o estudo. Apesar de não existir, para quem estuda pela internet, uma cobrança com horários sabe-se que a organização do tempo e a reserva de algumas horas diárias para o estudo é regra básica para o sucesso dessa aprendizagem.

Outra vantagem do  uso das plataformas digitais é a possibilidade de contato com o professor via redes sociais ou e-mail. Esses canais de comunicação podem ser uma boa oportunidade para turar aquela dúvida antes de prosseguir com os estudos.

Já recebi algumas dúvidas de alunos (de várias partes do Brasil) sobre conteúdos específicos de Geografia. São estudantes brasileiros, inclusive de concursos, que querem tirar alguma dúvida sobre determinadas questões de provas ou eliminar alguma dúvida que o vídeo no Youtube não foi capaz de resolver.

E por falar em vídeo, no meu canal do Youtube onde falo de Geografia e Educação (mas não só isso, falo também do cotidiano das cidades e das pessoas) há alguns vídeos interessantes sobre temas específicos da Geografia e palestras com renomados professores nacionais e estrangeiros.

Este ano de 2017 os vídeos estão sendo postados dentro de um projeto piloto (faz parte da minha aprendizagem com essa nova ferramenta) que a partir de 2018 terá uma maior interação com a sala de aula. Mesmo sendo piloto já tem alguns vídeos que podem auxiliar os estudantes, inclusive do Enem. Aliás, este ano, o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, com a participação de 6,7 milhões de candidatos.

Ficou interessado? Participe de minhas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

70 milhões de anos em 2 minutos: a formação do Himalaia

Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura