LINHAS IMAGINÁRIAS - COORDENADAS GEOGRÁFICAS



As linhas imaginárias

Os paralelos são linhas imaginárias horizontais que acompanham a circunferência da Terra no sentido norte- -sul. A Linha do Equador é um desses paralelos e, por estar localizada exatamente no meio da distância entre os dois polos, divide a superfície em dois hemisférios: Norte (Setentrional ou Boreal) e Sul (Meridional ou Austral). Esse paralelo foi definido como o de 0º, para iniciar a contagem crescente dos graus paralelos do Norte ao Sul.

A latitude de um lugar é a medida em graus do arco do meridiano entre o paralelo que atravessa o lugar e o paralelo do Equador. A contagem inicia-se a partir da Linha do Equador em 0º, seguindo até 90º. Ao indicar a latitude (L) de um lugar é necessário destacar se ele se localiza no Hemisfério norte (N) ou no Hemisfério Sul (S). A latitude de um lugar atravessado pelo paralelo 45º é representada da seguinte forma: 45º de latitude N; no caso de estar situado no Hemisfério Norte, ou 45º de latitude S, no caso de estar situado no Hemisfério Sul.


Os meridianos são linhas imaginárias verticais que passam pelos dois polos geográficos do planeta. Em convenção realizada no século XIX, da qual participaram vários países do mundo, o Meridiano de Greenwich foi escolhido como referência para dividir a superfície terrestre em dois hemisférios: Leste (Oriental) e Oeste (Ocidental). Portanto, a linha imaginária, que atravessa a cidade de Greenwich, na Inglaterra, foi definida como a de 0º, para iniciar a contagem crescente dos graus dos meridianos de leste a oeste.

A longitude de um lugar é a medida em graus do arco do paralelo entre o meridiano que atravessa o lugar e o meridiano inicial ou de Greenwich. A contagem inicia-se a partir de Greenwich, em 0º, seguindo até 180º. Ao indicar a longitude de um lugar é necessário destacar se ele se localiza no Hemisfério Leste (L) ou Oeste (O). A longitude de um lugar localizado a 30º de Greenwich é indicada, portanto, da seguinte forma: 30º de longitude L, no caso de estar no Hemisfério Oriental, ou 30º de longitude O, no caso de estar no Hemisfério Ocidental.


Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, o que é xenofobia?

Os Países-Membros da ONU