Novo presidente cubano



Miguel Díaz-Canel eleito presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros

Foto: Reprodução cuba.cu
Miguel Mario Díaz-Canel, de 57 anos, foi eleito presidente do Conselho de Estado da República de Cuba pela recém-constituída Assembléia Nacional do Poder Popular em sua Nona Assembléia Legislativa, realizada desde ontem no Centro de Convenções de Havana. Diaz-Canel obteve 603 votos em 604 possíveis, o equivalente a 99,83 por cento.

Os membros do parlamento elegeram Salvador Valdés Mesa, 72 anos, como primeiro vice-presidente, que até então era vice-presidente do Conselho de Estado, depois de ter exercido importantes responsabilidades partidárias e sindicais.

O órgão máximo de poder do Estado cubano também elegeu, por voto secreto e diretamente para cinco vice-presidentes, o secretário e 23 membros do Conselho de Estado, dos quais 11 de nova eleição e 15 mulheres. Vice-ocupam Ramiro Valdés Menéndez, Roberto Tomas Morales Ojeda, Maria Gladys Bejerano Portela, Ines Maria Chapman Waugh e Beatriz Urrutia Jhonson. Homero Acosta foi reeleito como Secretário.

Os restantes 23 membros do Conselho de Estado representam a geração histórica, os líderes estaduais, levando quadros da UJC e das organizações de massas, representantes dos órgãos do Poder Popular, líderes empresariais, cientistas, atletas e intelectuais.

Ao apresentar a proposta, Gisela Duarte Vázquez, presidente da Comissão Nacional de Candidatura, destacou ontem a qualidade da sua composição, que consiste, a partir da consulta mais ampla e profunda com deputados e sob a premissa de garantir a continuidade e renovação órgão máximo do governo cubano.

Síntese biográfica de Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez (em espanhol)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anarriê! Será esse nosso Brasil agrário?

Inclusão: Lei visa flexibilização de frequência escolar para alunos com deficiência

O uso de Chromebook em sala de aula