Países com armamento nuclear



Segundo o site da Wikipedia existem atualmente nove Estados que conseguiram detonar armas nucleares. Cinco são considerados "estados com armas nucleares" (EAN). Em ordem de aquisição de armas nucleares, estes países são: os Estados Unidos, Rússia (Estado sucessor da União Soviética), o Reino Unido, França e China.

Desde que o  Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) entrou em vigor em 1970, três estados que não faziam parte do Tratado têm realizado testes nucleares, nomeadamente Índia, Paquistão e Coreia do Norte. A Coreia do Norte assinou o TNP, mas retirou-se do tratado em 2003. Israel também é amplamente acreditado como um país dotado de armamento nuclear, mas se recusa a confirmar ou negar essa condição.

A África do Sul chegou a desenvolver armas nucleares, mas em 1991 o então presidente do país, Frederik de Klerk ordenou o desmantelamento de todas as bombas.

Em 2005 o Irã foi classificado como um país em não conformidade com o TNP em uma rara decisão sem consenso. Por três vezes o Conselho de Segurança da ONU impôs sanções contra o Irã quando este se recusou a suspender seu enriquecimento não declarado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O consumismo na infância

Os Países-Membros da ONU

Os continentes