Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

Terremoto deixa ao menos nove mortos no Peru


Ao menos nove pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas após um terremoto de 5,2 graus na Escala Richter atingir a região de Arequipa, no território peruano. Autoridades não descartam a possibilidade de o número de vítimas fatais aumentar nas próximas horas.

O presidente Pedro Pablo Kuczynski anunciou, em sua conta no Twitter, que está acompanhando a situação. Acrescentou que o primeiro vice-presidente, Martín Vizcarra, foi enviado à região e que o ministro da Defesa, Mariano González, "está responsável por coordenar as operações de ajuda".

O terremoto foi registrado na noite do último domingo (14), informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP). 

Segundo a imprensa local, cerca de 80 casas foram danificadas pelo tremor. Além disso, algumas estradas ficaram bloqueadas por desmoronamentos.

O epicentro do tremor se localizou a 10 quilômetros de Chivay e teve uma profundidade de 8 quilômetros.

Fonte: EBC - Da Ansa Brasil - Originalmente pulicado aqui http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-08/terremoto-deixa-ao-menos-nove-mortos-no-peru

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel