[Para discutir] Vegetação do Cerrado



Nem só de floresta amazônica é feita a biodiversidade dos estados da Amazônia Legal. O Cerrado está presente no Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Amapá, Roraima e Amazonas. O bioma ocupa mais 20% do território brasileiro. Na região, só não é encontrado no Acre e no Pará.


A convivência entre os dois biomas aumenta a diversidade biológica. O Cerrado é tão importante para a regulação do clima, do ciclo das águas e da biodiversidade como qualquer outro ecossistema.


É no Cerrado que nascem as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica/Tocantins, São Francisco e a Bacia do Prata. Muitas comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas sobrevivem dos recursos naturais do Cerrado.


O bioma brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo. São quase 12 mil espécies de plantas nativas já catalogadas, mais 800 tipos de aves e quase 200 espécies de mamíferos, além de peixes, répteis e anfíbios.


Contudo, essa biodiversidade está ameaçada. Inúmeras espécies de plantas e pelo menos 137 espécies de animais do Cerrado correm risco de extinção.

Com informações da EBC - editado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê sua opinião: projeto acaba com a aprovação automática nas escolas

Maria se transforma em furacão rumo às Antilhas e a Porto Rico

DAVID HARVEY: 9 LIVROS PARA DOWNLOAD