Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

[Para discutir] Vegetação do Cerrado



Nem só de floresta amazônica é feita a biodiversidade dos estados da Amazônia Legal. O Cerrado está presente no Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Amapá, Roraima e Amazonas. O bioma ocupa mais 20% do território brasileiro. Na região, só não é encontrado no Acre e no Pará.


A convivência entre os dois biomas aumenta a diversidade biológica. O Cerrado é tão importante para a regulação do clima, do ciclo das águas e da biodiversidade como qualquer outro ecossistema.


É no Cerrado que nascem as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica/Tocantins, São Francisco e a Bacia do Prata. Muitas comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas sobrevivem dos recursos naturais do Cerrado.


O bioma brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo. São quase 12 mil espécies de plantas nativas já catalogadas, mais 800 tipos de aves e quase 200 espécies de mamíferos, além de peixes, répteis e anfíbios.


Contudo, essa biodiversidade está ameaçada. Inúmeras espécies de plantas e pelo menos 137 espécies de animais do Cerrado correm risco de extinção.

Com informações da EBC - editado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel