Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

Planetário no seu computador

Foto: Reprodução Stellarium
Uma professora leitora do site Geografia Escolar, que participou de um curso de formação sobre Astronomia enviou mensagem eletrônica com uma dica muito especial para os alunos do 6° ano. Veja:

"Tem um programinha que eles passaram para nós no curso que achei bem interessante e que de repente podes usar com os alunos do 6°. ano já que a geografia também aborda esse tema. Da uma olhada na página:
talvez já conheças, pra mim foi novidade, lá tem o programa para baixar em várias versões. Espero ter contribuído."

Contribuiu sim professora, obrigado pela dica em nome dos alunos do 6° ano.

Do site: "O Stellarium é um planetário de código aberto gratuito para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões, da forma como você o vê a olho nu, com um binóculo ou com um telescópio.
Ele é usado em projetores de planetários. Simplesmente configure as suas coordenadas e comece."

E você tem uma dica? Deixe um comentário ou envie-nos um e-mail.