Pular para o conteúdo principal

[Para Discutir] Direitos dos povos indígenas

Representantes indígenas fazem manifestação na área externa do Congresso Nacional e pedem maior demarcação de terras.
Ontem (25) em frente ao Congresso Nacional vários povos indígenas manifestavam contra a política do governo de Michel Temer para as questões indígenas no Brasil.

Os manifestantes foram recebidos à bala e bombas de efeito moral, segundo denúncia de senadores no plenário do Senado. Anteriormente a esse lamentável episódio senadores já haviam feito uso da palavra para denunciar a perversa política do governo para com os povos indígenas.
Representantes indígenas fazem manifestação na área externa do Congresso Nacional e pedem maior demarcação de terras.

Segundo o senador Randolfe Rodrigues "Esta tem sido a política do Governo Temer de diálogo com os povos indígenas: bomba de efeito moral e bala de borracha." A política de "flexibilização" das demarcações significa "flexibilizar a demarcação, para não ter mais demarcação de terra dos povos indígenas" afirma, Rodrigues.

Esta política apenas legitima o apoio à ofensiva de grandes projetos – como o de mineradoras – contra as terras indígenas. E aqui, quando os povos indígenas se dirigem ao Congresso Nacional em busca de serem ouvidos sobre os seus direitos, a resposta é deste tipo. Conclui.

Segundo Rodrigues, mais de 30 mil índios de todo o Brasil; mais de 30 mil representantes dos nossos povos originários de todo o Brasil estavam na manifestação da terça-feira, em frente ao Congresso Nacional.

Os índios foram, como no passado, tratados como os sem direitos, recebidos à bala. "E nós, a mistura que formou o povo brasileiro, na verdade, é a invasora desta terra aqui. O mínimo que temos que fazer é tratar os representantes das populações originárias com o mínimo de respeito." conclui o senador.

O breve texto acima pode ser usado em sala de aula para iniciar uma importante discussão sobre a questão indígena no Brasil, abordando os conflitos de terras existentes entre índios e não índios, especialmente os produtores rurais e madeireiros. É possível ainda envolver outro importante ator nestas disputas pelas terras que são as grandes corporações mineradoras.

Creio que um conceito chave para essas aulas em geografia poderia ser o conceito de território, ele vai ajudar a compreender muito esses conflitos estabelecidos em nosso país.

Não deixe de socializar suas experiencias de sala de aula com nossos colegas professores. Utilize os comentários desta postagem para relatar como foi sua experiencia com este tema em sala de aula. Socialize! 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te