Pular para o conteúdo principal

SEJA UM DOADOR

De que são feitos os planetas?


Todos os planetas têm rochas e metais. Cada um com suas características.

A superfície de Mercúrio pode ser comparado à da Lua, coberta de crateras. Já a parte interna lembra à da Terra, com um núcleo sólido e várias camadas de rochas até a sua superfície.

Vênus tem uma superfície relativamente nova, em termos geológicos. Ela foi refeita entre 300 e 500 milhões de anos atrás. Isso pode ser observado pela grande quantidade de lava que cobre a maior parte de sua superfície e as montanhas deformadas por atividade geológica. Partes brilhantes de sua superfície são explicadas pela formação de compostos metálicos, como a pirite (ou ouro dos tolos).

A Terra possui um núcleo metálico denso, uma camada em sua volta de rocha composta de ferro, níquel e cobalto líquido, e uma outra camada de metais cristalinos composta de granito sob os continentes, e basalto sob os oceanos, denominada manto.

O solo de Marte é composto de oxigênio, silício, ferro, magnésio, cálcio, enxofre, alumínio, cloro e titânio. É mais rico em ferro e mais pobre em alumínio do que a Terra, e é a alta proporção de ferro que dá a sua coloração avermelhada, pois este metal, combinado com o oxigênio que havia na atmosfera, transformou Marte num mundo enferrujado.

Júpiter é um gigantesco astro gasoso composto, principalmente, de hidrogênio e hélio. Acredita-se que ele é uma estrela que falhou, pois não teve massa suficiente para ter reação nuclear que produzisse a energia que encontramos no núcleo das estrelas. Nas camadas abaixo de 1.000km da atmosfera superior a pressão é tão grande que o hidrogênio passa para o estado líquido. Mais perto ainda do centro do planeta, a pressão aumenta tanto que o hidrogênio passa a ser eletricamente condutor, como um metal. Estima-se que Júpiter possua um núcleo rochoso maior que a Terra.

Saturno é o planeta menos denso do Sistema Solar. Seu globo, essencialmente gasoso, como o de Júpiter, constitui-se de um pequeno núcleo rochoso coberto por um manto de hidrogênio metálico. Sua atmosfera é composta de hidrogênio, hélio, metano e outros gases, em menor proporção.

Urano, de acordo com os dados fornecidos pela Voyager 2 em janeiro de 1986, teria um núcleo sólido rodeado por um manto gelado de água, metano e amoníaco, e a atmosfera formada por hidrogênio, hélio e metano em estado gasoso.

Netuno, o menor dos quatro planetas gasosos e o mais denso, deve possuir um núcleo rochoso composto de ferro e silicatos. Sua atmosfera é composta basicamente de hidrogênio, hélio, metano, oxigênio e nitrogênio.

Fonte: EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

MUNDO HEMISFÉRIOS PARA COLORIR