Pular para o conteúdo principal

SEJA UM DOADOR

Desmatamento na Amazônia em 2016 foi o maior dos últimos quatro anos

Foto: Pixabay



O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) analisou os dados oficiais divulgados no fim de 2016 pelo governo federal sobre desmatamento na região. Segundo a instituição, o desmatamento em 2016 foi o maior registrado nos últimos quatro anos. O perfil dos locais onde mais ocorre permanece o mesmo, incluindo propriedades privadas, onde mais houve derrubada, apesar do avanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Entre agosto de 2015 e julho de 2016, foram desmatados quase 8 mil quilômetros quadrados por hora, segundo o Prodes, o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite. Isso é equivalente a 128 campos de futebol do Maracanã por hora e é a maior taxa registrada desde 2008.

De acordo com a análise, a maior derrubada de floresta ocorreu nas propriedades privadas, seguidas por assentamentos e terras públicas não destinadas a reforma agrária e áreas sem informação cadastral.

Segundo o Ipam, a predominância do desmatamento em áreas privadas mostra a importância da implementação do Código Florestal.

Nos assentamentos, o processo de revisão ocupacional precisa ser fortalecido pelos órgãos públicos de comando e controle, para que seja possível diferenciar beneficiários da reforma agrária de atores externos. Para o Instituto, o aumento do desmatamento em áreas de conservação mostra a necessidade de melhor gestão e governança para manter seu propósito de conservar os serviços ecossistêmicos, da biodiversidade e do modo de vida das populações locais.

Fonte: EBC - publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

MUNDO HEMISFÉRIOS PARA COLORIR