Plano de Aula: Introdução à Cartografia
Alfabetização Cartográfica e Visão Oblíqua vs. Vertical
Habilidade BNCC
(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas e (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Objetivos de Aprendizagem
- Diferenciar visão oblíqua de visão vertical.
- Identificar a função dos símbolos e legendas na construção de um mapa.
- Desenvolver a noção de proporção e representação plana de objetos reais.
Desenvolvimento (Passo a Passo)
Leve para a sala um objeto comum (uma caixa de sapatos ou um estojo). Peça que os alunos o desenhem de dois ângulos: de lado (visão oblíqua) e exatamente de cima para baixo (visão vertical). Pergunte: "Qual dessas visões é a usada nos mapas? Por quê?"
Explique que o mapa é uma representação vertical e reduzida da realidade. Apresente os elementos obrigatórios de um mapa: Título, Legenda, Escala, Orientação (Rosa dos Ventos) e Fonte.
Cada aluno deve "mapear" sua própria carteira escolar. Eles devem desenhar, em visão vertical, os objetos que estão sobre ela (caderno, lápis, borracha), criando uma legenda com cores e símbolos para cada item.
Troca de cadernos: um aluno deve tentar ler o "mapa" do outro usando apenas a legenda. Discuta a importância da padronização dos símbolos cartográficos.
Recursos Didáticos
- Objetos do cotidiano escolar.
- Papel sulfite, régua e lápis de cor.
- Imagens de satélite do Google Earth (projeção em tela, se disponível).