Pular para o conteúdo principal

O que é Google Classroom?

Google Classroom (Google Sala de Aula em tradução livre) é uma ferramenta desenvolvida pela Google que possibilita ao professor uma maior interação com seus alunos.

O recurso está disponível para todos os usuários do G Suite for Education. O recurso permite aos professores a criação o acompanhamento e a avaliação das tarefas num formato 100% digital. Com a utilização de recursos digitais, além de economia de tempo, economiza-se  também recursos naturais. É possível, por exemplo, encaminhar uma cópia de uma atividade para cada aluno sem o gasto de uma única folha de papel, tudo isso via pastas do Google Drive que possui forte sincronicidade com o Google Classroom. 

A criação de pastas pelo Google Drive torna-se uma boa pedida quando o assunto é a organização da vida escolar do aluno. Pelo Google sala de aula é possível criar pastas diversas, uma para cada disciplina, por exemplo, e sabe aquela desculpa "meu cachorro comeu meu trabalho professora!" Pois é, não vai mais acontecer.

Os alunos podem ver as tarefas que precisam ser feitas na página "Tarefas" e começar a trabalhar com apenas um clique. O trabalho pode começar na própria escola, em casa ou em qualquer lugar com acesso à internet. Os professores veem rapidamente quem concluiu a tarefa e fornecem comentários e notas específicas para cada trabalho realizado, em tempo real, a partir do Google Sala de aula, tudo virtualmente.

Existem prefeituras que realizaram parcerias com a Google Classroom e disponibilizam para seus funcionário todas as funcionalidades do sistema.



Consulte sua escola e procure saber as formas para se trabalhar com o Google Sala de aula. Havendo interesse da escola em criar uma classe no Google Sala de aula se for estudante ou professor numa escola, a sua escola deve registar-se para uma conta gratuita do G Suite para Educação, para que possa utilizar a sala de aula.  

Se você achou interessante e gostaria de saber um pouco mais pode deixar suas dúvidas nos comentários deste post.

Se você professor já trabalha utilizando o Google Sala de Aula utilize os comentário para falar de suas experiências com nossos leitores. Vamos socializar? 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te