Pular para o conteúdo principal

Atividades sobre Universo

Turmas 61 e 62
Atividades sobre Orientação Espacial (parte 1 – ref. p. 30-39).
Responda, no caderno, as seguintes questões:

1) O que é o Universo?
O Universo é composto de toda matéria que existe. Em última análise, o Universo é tudo e tudo é o Universo. O Universo é composto por diversos corpos celestes, como estrelas, planetas, satélites naturais, cometas e outros, que se aglomeram e formam bilhões de galáxias.

2) O que é uma Galáxia?
Galáxias são aglomerados de astros – como as estrelas e os planetas – e de material interestelar, que se comportam no Universo como se fossem um corpo celeste único.

3) Em que galáxia encontramos o planeta Terra?
A Via Láctea é a galáxia em que a Terra está localizada. Calcula-se que sua formação tenha aproximadamente 14 bilhões de anos e que sua forma remeta à de um disco espiralado com comprimento de 100.000 anos-luz e espessura de 10.000 anos-luz.

4) O que são estrelas?
As estrelas são imensas esferas de gás que apresentam, em seu núcleo, produção de energia decorrente de in- tensas reações internas. A energia luminosa liberada por es- sas reações alcança a sua superfície e torna esses astros muito brilhantes para um observador na Terra. O brilho ema- nado por esses astros dependerá da temperatura de sua superfície.

5) O que são constelações?
As constelações são um grupo de estrelas que, por estarem muito próximas umas das outras, parecem formar um desenho. Durante muito tempo, as estrelas serviram como guia aos navegantes do passado que, antigamente, não dispunham de instrumentos precisos de navegação, e por isso, observavam o céu para saber se estavam seguindo o rumo traçado corretamente.

6) Explique o que é o Sistema Solar?
Localizado na Via Láctea, o Sistema Solar é formado por um conjunto de astros: o Sol, os pla- netas – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno –, planetas-anões, satélites naturais, milhares de outros corpos celestes, como asteroides, cometas e meteoroides e uma grande quantidade de matéria interplanetária, na forma de gases e de poeira cósmica.

7) O que é um planeta?
Os planetas são grandes corpos celestes esféricos, rochosos ou gasosos, que giram ao redor do Sol, atraídos pela sua força gravitacional. Quanto mais distante o planeta está do Sol, mais tempo ele demora para dar uma volta completa ao redor dessa estrela. Esse movimento é chamado translação.

8) O que é um satélite natural?
São corpos celestes que orbitam os planetas. A Lua, o único satélite natural da Terra.

9) Explique o que são:
a) Planetas-anões: Os planetas-anões são corpos celestes cuja existência foi oficializada em 2006, pela União Astronô- mica Internacional (IAU). Nessa categoria estão inclusos Plutão e mais dois corpos celestes: Ceres e Xena.
b) Asteroides: Os asteroides são corpos rochosos de tamanho e forma variada, que estão no espaço em órbita ao redor do Sol. Entre as órbitas de Marte e Júpiter constata-se a existência de um cinturão de asteroides do Sistema Solar: uma faixa constituída de centenas de milhares de asteroides.
c) Meteoroides/meteoros: Os meteoroides são pedaços de rochas provenientes de fragmentos de asteroides que vagam entre os planetas do Sistema Solar. Apresentam tamanhos variados e por vezes são atraídos pelo nosso planeta, onde passam a ser denominados meteoros.
d) Cometas: Os cometas são constituídos de um núcleo (sólido e estável, composto principalmente de gelo e gás), uma coma gasosa (composta por uma densa nuvem de água, gás carbônico e outros gases neutros sublimados do núcleo) e uma cauda (composta, sobretudo, de gases e poeira cósmica), que pode atingir um comprimento que supera os 100 milhões de km. Traçam órbitas muito alongadas em torno do Sol e ao se aproximar dessa estrela adquirem aspecto muito brilhante.

10) O que é Astronomia?
Astronomia é a ciência que estuda a origem, a evolução, a composição, a classificação e a dinâmica dos fenômenos existentes no Universo, também denominado cosmo. Atualmente, engloba estudos de outras ciências como Física, Matemática e Biologia, entre outras.

Publicado originalmente em 27/03/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te