Com base na Matriz de Referência Curricular de Geografia para o 7º Ano, 2º Trimestre, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF)1, o plano de trabalho a seguir foca na utilização de textos para desenvolver as habilidades essenciais. Este plano considera que a Geografia permite compreender as complexas relações entre sociedade e natureza2.
Plano de Trabalho com Textos - Geografia | 7º Ano | 2º Trimestre
Componente Curricular: Geografia
Ano de Escolaridade: 7º Ano
Trimestre: 2º Trimestre
Unidade Temática: Conexões e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida; Formas de representação e pensamento espacial 3
Habilidades Essenciais a serem trabalhadas (e textos foco):
Problematizar como o racismo, a desigualdade de gênero e socioeconômica se relacionam com a formação socioespacial brasileira. 4
Textos Foco: Artigos de opinião, reportagens, trechos de livros didáticos e acadêmicos, dados estatísticos em texto sobre desigualdade social e racial no Brasil.
Reconhecer a existência de conflitos territoriais, bem como suas causas e consequências, envolvendo povos originários, quilombolas, ribeirinhos e movimentos sociais por terra e moradia. 5
Textos Foco: Notícias, reportagens investigativas, trechos de documentos históricos, depoimentos de moradores de comunidades tradicionais (se disponíveis em formato textual), artigos sobre reforma agrária e questões indígenas.
Identificar espacialmente as regiões Nordeste e Sudeste no mapa político do Brasil. 6
Textos Foco: Descrições textuais de mapas, textos de atlas geográficos, artigos que descrevam as características geográficas e políticas das regiões.
Utilizar a cartografia para representar aspectos naturais e sociais das regiões Nordeste e Sudeste. 7
Textos Foco: Textos explicativos sobre como construir e interpretar mapas temáticos, textos que descrevam os dados a serem mapeados (população, clima, vegetação, etc.) das regiões Nordeste e Sudeste.
Eixos e Conceitos da Geografia (BNCC e Proposta Curricular da RMEF):
Este plano está alinhado às competências específicas da BNCC e aos eixos e conceitos constitutivos da Geografia da Proposta Curricular da RMEF (2016)8.
Estratégias Pedagógicas com Uso de Textos:
Leitura e Análise Crítica de Textos:
Apresentar textos diversos (notícias, artigos, trechos de livros) que abordem as habilidades do trimestre.
Promover discussões em sala de aula sobre a autoria, a finalidade e o contexto de produção de cada texto, incentivando o pensamento crítico9.
Pedir aos alunos para identificar as informações explícitas e inferir informações implícitas nos textos10101010.
Produção Textual:
Solicitar a produção de resenhas, resumos ou comentários sobre os textos lidos, focando na distinção entre fato e opinião11.
Incentivar a criação de pequenos textos descritivos sobre as regiões Nordeste e Sudeste, utilizando termos geográficos aprendidos.
Propor a elaboração de argumentos sobre as causas e consequências dos conflitos territoriais, baseando-se nos textos de pesquisa.
Cartografia e Texto:
Utilizar textos que expliquem conceitos cartográficos (legenda, escala, orientação) para que os alunos possam aplicar esse conhecimento na leitura e criação de mapas12.
Pedir que os alunos escrevam legendas e títulos para mapas temáticos que eles criarem ou analisarem, representando aspectos naturais e sociais das regiões.
Debates e Discussões:
Organizar debates em sala de aula sobre temas como racismo e desigualdade, baseando-se em textos informativos e de opinião, para que os alunos possam "problematizar" essas questões13.
Incentivar os alunos a justificar suas posições utilizando informações e argumentos extraídos dos textos14.
Pesquisa e Divulgação:
Orientar os alunos na pesquisa de textos (online e impressos) sobre os povos originários, quilombolas e ribeirinhos, e seus conflitos territoriais.
Promover a apresentação dos resultados das pesquisas em formato textual (relatórios, murais com textos informativos) para a turma15.
Avaliação:
A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação dos alunos nas discussões, a qualidade da produção textual, a capacidade de análise crítica dos textos e a aplicação dos conceitos geográficos. O processo avaliativo deve reconhecer a Matemática como uma ferramenta essencial para a formação integral do ser humano16. As avaliações trimestrais e a Avalia Floripa (avaliação própria da RMEF) utilizarão a Matriz de Referência Curricular como instrumento fundamental para o trabalho dos professores17.
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