7° Ano Planejamento




Com base na Matriz de Referência Curricular de Geografia para o 7º Ano, 2º Trimestre, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF)1, o plano de trabalho a seguir foca na utilização de textos para desenvolver as habilidades essenciais. Este plano considera que a Geografia permite compreender as complexas relações entre sociedade e natureza2.



Plano de Trabalho com Textos - Geografia | 7º Ano | 2º Trimestre

Componente Curricular: Geografia

Ano de Escolaridade: 7º Ano

Trimestre: 2º Trimestre

Unidade Temática: Conexões e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida; Formas de representação e pensamento espacial 3

Habilidades Essenciais a serem trabalhadas (e textos foco):

  • Problematizar como o racismo, a desigualdade de gênero e socioeconômica se relacionam com a formação socioespacial brasileira. 4

  • Textos Foco: Artigos de opinião, reportagens, trechos de livros didáticos e acadêmicos, dados estatísticos em texto sobre desigualdade social e racial no Brasil.

  • Reconhecer a existência de conflitos territoriais, bem como suas causas e consequências, envolvendo povos originários, quilombolas, ribeirinhos e movimentos sociais por terra e moradia. 5

  • Textos Foco: Notícias, reportagens investigativas, trechos de documentos históricos, depoimentos de moradores de comunidades tradicionais (se disponíveis em formato textual), artigos sobre reforma agrária e questões indígenas.

  • Identificar espacialmente as regiões Nordeste e Sudeste no mapa político do Brasil. 6

  • Textos Foco: Descrições textuais de mapas, textos de atlas geográficos, artigos que descrevam as características geográficas e políticas das regiões.

  • Utilizar a cartografia para representar aspectos naturais e sociais das regiões Nordeste e Sudeste. 7

  • Textos Foco: Textos explicativos sobre como construir e interpretar mapas temáticos, textos que descrevam os dados a serem mapeados (população, clima, vegetação, etc.) das regiões Nordeste e Sudeste.

Eixos e Conceitos da Geografia (BNCC e Proposta Curricular da RMEF):

Este plano está alinhado às competências específicas da BNCC e aos eixos e conceitos constitutivos da Geografia da Proposta Curricular da RMEF (2016)8.


Estratégias Pedagógicas com Uso de Textos:

  1. Leitura e Análise Crítica de Textos:

  • Apresentar textos diversos (notícias, artigos, trechos de livros) que abordem as habilidades do trimestre.

  • Promover discussões em sala de aula sobre a autoria, a finalidade e o contexto de produção de cada texto, incentivando o pensamento crítico9.

  • Pedir aos alunos para identificar as informações explícitas e inferir informações implícitas nos textos10101010.

  1. Produção Textual:

  • Solicitar a produção de resenhas, resumos ou comentários sobre os textos lidos, focando na distinção entre fato e opinião11.

  • Incentivar a criação de pequenos textos descritivos sobre as regiões Nordeste e Sudeste, utilizando termos geográficos aprendidos.

  • Propor a elaboração de argumentos sobre as causas e consequências dos conflitos territoriais, baseando-se nos textos de pesquisa.

  1. Cartografia e Texto:

  • Utilizar textos que expliquem conceitos cartográficos (legenda, escala, orientação) para que os alunos possam aplicar esse conhecimento na leitura e criação de mapas12.

  • Pedir que os alunos escrevam legendas e títulos para mapas temáticos que eles criarem ou analisarem, representando aspectos naturais e sociais das regiões.

  1. Debates e Discussões:

  • Organizar debates em sala de aula sobre temas como racismo e desigualdade, baseando-se em textos informativos e de opinião, para que os alunos possam "problematizar" essas questões13.

  • Incentivar os alunos a justificar suas posições utilizando informações e argumentos extraídos dos textos14.

  1. Pesquisa e Divulgação:

  • Orientar os alunos na pesquisa de textos (online e impressos) sobre os povos originários, quilombolas e ribeirinhos, e seus conflitos territoriais.

  • Promover a apresentação dos resultados das pesquisas em formato textual (relatórios, murais com textos informativos) para a turma15.

Avaliação:

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação dos alunos nas discussões, a qualidade da produção textual, a capacidade de análise crítica dos textos e a aplicação dos conceitos geográficos. O processo avaliativo deve reconhecer a Matemática como uma ferramenta essencial para a formação integral do ser humano16. As avaliações trimestrais e a Avalia Floripa (avaliação própria da RMEF) utilizarão a Matriz de Referência Curricular como instrumento fundamental para o trabalho dos professores17.