9º Ano Planejamento

 


Com base na Matriz de Referência Curricular de Geografia para o 9º Ano, 2º Trimestre, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), o plano de trabalho a seguir foca na utilização de textos para desenvolver as habilidades essenciais. Este plano considera que a Geografia é uma ciência que permite compreender as complexas relações entre sociedade e natureza, bem como a construção e transformação do espaço geográfico pela sociedade1.


Plano de Trabalho com Textos - Geografia | 9º Ano | 2º Trimestre

Componente Curricular: Geografia

Ano de Escolaridade: 9º Ano

Trimestre: 2º Trimestre

Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo; Formas de representação e pensamento espacial; Conexões e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida.

Habilidades Essenciais a serem trabalhadas (e textos foco):

  • Investigar de forma crítica os desdobramentos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais oriundos da hegemonia eurocêntrica na construção do pensamento e das estruturas globais. 2
    • Textos Foco: Artigos críticos sobre eurocentrismo, textos históricos que abordem o colonialismo e seus impactos, análises de conjuntura global de diferentes perspectivas (não-europeias), trechos de obras de pensadores pós-coloniais.
  • Localizar a Europa no planisfério e analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia. 3
    • Textos Foco: Textos de livros didáticos e atlas geográficos que descrevam a localização e as características físico-naturais da Eurásia, artigos e trechos históricos sobre a formação da Europa e Ásia como continentes distintos (culturalmente e politicamente, não apenas fisicamente).
  • Perceber como as características das paisagens influenciam e são influenciadas pelos modos de vida dos povos na Europa, promovendo a valorização das identidades regionais e a compreensão da diversidade cultural e das interações entre diferentes culturas. 4
    • Textos Foco: Reportagens sobre diferentes regiões europeias, textos de geografia cultural, artigos sobre modos de vida em paisagens específicas (ex: Alpes, Mediterrâneo), depoimentos (se disponíveis em formato textual) sobre identidades regionais.
  • Compreender a divisão da Europa em Ocidental e Oriental. 5
    • Textos Foco: Textos históricos e geográficos sobre a Guerra Fria e a Cortina de Ferro, artigos que abordem as diferenças econômicas, sociais e culturais entre as duas partes da Europa, análises sobre a União Europeia e os países do Leste Europeu.
  • Problematizar o uso da terra e a preservação das vegetações nativas no continente europeu, reconhecendo semelhanças, diferenças e particularidades. 6
    • Textos Foco: Artigos sobre política ambiental na Europa, relatórios sobre desmatamento e reflorestamento, textos que abordem o uso da terra para agricultura, indústria e urbanização em diferentes países europeus, estudos de caso de preservação ambiental.

Eixos e Conceitos da Geografia (BNCC e Proposta Curricular da RMEF):

Este plano está alinhado às competências específicas da BNCC (2017) e aos eixos e conceitos constitutivos da Geografia da Proposta Curricular da RMEF (2016), às discussões e produções dos professores da rede nas formações de Geografia e ao livro didático Amplitude Geografia (2024), escolhido pelos professores no segundo semestre de 20237. As diretrizes deste documento visam à formação de cidadãos conscientes, críticos e atuantes, capazes de contribuir para a construção de um futuro mais justo e sustentável para Florianópolis e para o mundo8.

Estratégias Pedagógicas com Uso de Textos:

  1. Leitura e Análise Crítica de Textos Complexos:
    • Apresentar textos informativos e críticos que abordem a hegemonia eurocêntrica e seus desdobramentos, incentivando os alunos a "investigar de forma crítica".
    • Realizar leituras guiadas e discussões sobre os componentes físico-naturais da Eurásia e os fatores histórico-geográficos da divisão Europa-Ásia, para que os alunos possam "localizar" e "analisar" esses elementos.
    • Conduzir a análise de textos que explorem as características das paisagens europeias e a influência nos modos de vida, para que os alunos possam "perceber" e "valorizar" as identidades regionais.
  2. Estudos Comparativos através de Textos:
    • Utilizar textos que comparem a Europa Ocidental e Oriental, focando nas diferenças históricas e contemporâneas para que os alunos possam "compreender" essa divisão.
    • Explorar textos sobre o uso da terra e a preservação ambiental na Europa, incentivando a "problematização" das semelhanças, diferenças e particularidades entre as regiões.
  3. Produção Textual e Argumentação Geográfica:
    • Solicitar a produção de resenhas críticas ou ensaios sobre a hegemonia eurocêntrica e seus impactos, fomentando a capacidade de "investigar de forma crítica".
    • Propor a elaboração de textos expositivos sobre as regionalizações da Europa ou a divisão Europa-Ásia, utilizando vocabulário geográfico preciso.
    • Incentivar a escrita de artigos de opinião ou relatórios sobre questões de uso da terra e preservação ambiental na Europa, baseando-se nos textos de pesquisa e promovendo a "problematização".
  4. Debates e Seminários com Fontes Textuais Diversas:
    • Organizar debates em sala de aula sobre a influência da Europa no cenário global, a diversidade cultural europeia, ou os desafios ambientais no continente, incentivando os alunos a argumentar com base em informações extraídas dos textos.
    • Promover seminários onde os alunos apresentem suas "investigações" sobre temas específicos, utilizando textos como fonte principal e divulgando suas conclusões.
  5. Interpretação e Criação Cartográfica com Base Textual:
    • Empregar textos que descrevam informações geográficas da Europa para que os alunos possam interpretá-las e, se possível, criar ou analisar mapas temáticos ("Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas").

Avaliação:

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos nas discussões, a qualidade e coerência de suas produções textuais, a capacidade de analisar criticamente os textos, a habilidade de extrair e interpretar informações relevantes, e a aplicação dos conceitos geográficos. As avaliações trimestrais e a Avalia Floripa (avaliação própria da RMEF) utilizarão a Matriz de Referência Curricular como instrumento fundamental para o trabalho dos professores9.