8º Ano Planejamento

 


Com base na Matriz de Referência Curricular de Geografia para o 8º Ano, 2º Trimestre, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), e seguindo o formato e a abordagem do plano de trabalho anterior para o 7º ano, o plano a seguir foca na utilização de textos para desenvolver as habilidades essenciais. Este plano considera que a Geografia permite compreender as complexas relações entre sociedade e natureza, bem como a construção e transformação do espaço geográfico pela sociedade1.



Plano de Trabalho com Textos - Geografia | 8º Ano | 2º Trimestre

Componente Curricular: Geografia 2

Ano de Escolaridade: 8º Ano 3

Trimestre: 2º Trimestre 4

Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial; Conexões e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida 5

Habilidades Essenciais a serem trabalhadas (e textos foco):

  • Localizar o continente americano no mundo, compreendendo sua extensão e divisão política. 6

  • Textos Foco: Textos de atlas geográficos, artigos introdutórios sobre a geografia e a divisão política do continente americano, descrições textuais de mapas-múndi.

  • Compreender as regionalizações do continente americano (geográfica e histórico-cultural). 7

  • Textos Foco: Artigos acadêmicos ou didáticos sobre as diferentes regionalizações da América (América do Norte, Central, do Sul; América Anglo-Saxônica, América Latina), textos históricos que abordem os processos de colonização e formação cultural das regiões.

  • Reconhecer os povos originários e sua importância na formação cultural e socioambiental no continente americano. 8

  • Textos Foco: Trechos de livros de história e geografia sobre povos indígenas na América, artigos que abordem a contribuição cultural e socioambiental desses povos, depoimentos ou narrativas (se disponíveis em formato textual) de povos originários.

  • Problematizar as tensões e conflitos nas regiões de fronteira do continente americano, com ênfase na relação México e Estados Unidos da América. 9

  • Textos Foco: Notícias, reportagens, artigos de análise sobre a questão migratória, o muro na fronteira e os impactos socioeconômicos e culturais na divisa entre México e EUA. Trechos de documentos ou relatórios sobre direitos humanos nas fronteiras.

Eixos e Conceitos da Geografia (BNCC e Proposta Curricular da RMEF):

Este plano está alinhado às competências específicas da BNCC (2017) e aos eixos e conceitos constitutivos da Geografia da Proposta Curricular da RMEF (2016), às discussões e produções dos professores da rede nas formações de Geografia 10, e ao livro didático Amplitude Geografia (2024), escolhido pelos professores no segundo semestre de 202311. As diretrizes deste documento visam à formação de cidadãos conscientes, críticos e atuantes, capazes de contribuir para a construção de um futuro mais justo e sustentável para Florianópolis e para o mundo12.


Estratégias Pedagógicas com Uso de Textos:

  1. Leitura Orientada e Análise Textual:

  • Apresentar textos informativos e descritivos sobre a localização, extensão e divisão política do continente americano13.

  • Realizar leitura compartilhada e discussões sobre as diferentes regionalizações da América (geográfica e histórico-cultural)14, incentivando a compreensão de vocabulário específico.

  • Propor a identificação de informações explícitas e a inferência de informações implícitas nos textos para aprofundar a compreensão das regionalizações.

  1. Estudo de Caso Através de Textos:

  • Utilizar reportagens e artigos que detalhem a importância dos povos originários na formação cultural e socioambiental do continente americano15.

  • Conduzir a análise de textos sobre as tensões e conflitos nas regiões de fronteira, com foco na relação México e Estados Unidos16, para que os alunos possam "problematizar" essas situações.

  • Incentivar a pesquisa de textos adicionais sobre esses temas, promovendo a busca por diferentes perspectivas.

  1. Produção Textual e Argumentação:

  • Solicitar a produção de resumos ou fichamentos sobre os textos lidos, com foco na organização das ideias principais e secundárias.

  • Propor a escrita de pequenos ensaios ou artigos de opinião sobre a importância da valorização dos povos originários ou sobre as complexidades das relações de fronteira, utilizando argumentos baseados nos textos estudados.

  • Promover a criação de legendas e breves textos explicativos para mapas temáticos do continente americano que os alunos possam analisar ou criar.

  1. Debates e Seminários com Base Textual:

  • Organizar debates em sala de aula sobre as regionalizações e seus impactos, os direitos dos povos originários, ou os conflitos de fronteira, incentivando os alunos a argumentar e justificar suas posições com base nos textos lidos.

  • Incentivar os alunos a preparar apresentações orais (seminários) baseadas em pesquisas textuais, focando na divulgação de resultados de pesquisa.

  1. Utilização de Textos em Atividades Cartográficas:

  • Empregar textos que descrevam como utilizar a cartografia para representar aspectos geográficos, e pedir aos alunos para "utilizar a cartografia para representar aspectos naturais e sociais das regiões Nordeste e Sudeste"17.

  • Incentivar a leitura de textos que descrevam os elementos de um mapa (título, legenda, orientação, escala e fonte) para aprimorar a interpretação de informações cartográficas.

Avaliação:

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos nas discussões, a qualidade e coerência de suas produções textuais, a capacidade de analisar criticamente os textos, a habilidade de extrair e interpretar informações relevantes e a aplicação dos conceitos geográficos. O processo avaliativo deve considerar o aprendizado em sua totalidade18. As avaliações trimestrais e a Avalia Floripa (avaliação própria da RMEF) utilizarão a Matriz de Referência Curricular como instrumento fundamental para o trabalho dos professores19.