Os Grandes Mosaicos Naturais do Brasil

Geografia Escolar: Domínios Fitoclimáticos do Brasil

Os Grandes Mosaicos Naturais do Brasil

Para estudar a diversidade natural do nosso país de forma organizada e científica, a Geografia utiliza o conceito de **Domínios Fitoclimáticos**: grandes porções do espaço onde há uma combinação integrada de clima, relevo, vegetação, hidrografia e solo.

Explore os Domínios Fitoclimáticos

Domínio Amazônico

1. Domínio Amazônico

O maior domínio do Brasil, com relevo de baixas altitudes, clima equatorial (quente e úmido) e a exuberante Floresta Amazônica, cortada por uma vasta rede de rios.

Domínio do Cerrado

2. Domínio do Cerrado

A savana brasileira, no Brasil Central. Possui relevo de planaltos, clima tropical com estação seca e chuvosa, e vegetação com árvores de troncos retorcidos.

Domínio dos Mares de Morros

3. Domínio dos Mares de Morros

Estende-se pela faixa litorânea, com relevo de morros arredondados e clima tropical úmido. Originalmente coberto pela Mata Atlântica, hoje muito devastada.

Domínio da Caatinga

4. Domínio da Caatinga

Exclusivo do Sertão Nordestino, com clima semiárido. Sua vegetação (xerófita) é adaptada à seca, com cactos e arbustos que perdem as folhas.

Domínio das Araucárias

5. Domínio das Araucárias

Nos planaltos do Sul, com clima subtropical. A paisagem era dominada pela Mata de Araucárias (pinheiro-do-paraná), hoje extremamente reduzida.

Domínio das Pradarias

6. Domínio das Pradarias (Pampas)

No extremo sul do Brasil (RS), com relevo de planícies (coxilhas) e vegetação de gramíneas (campos), ideal para a pecuária.

Nota Importante: As Faixas de Transição

Entre esses grandes domínios, não existem fronteiras abruptas. Há **faixas de transição**, áreas onde as características de um domínio se misturam gradualmente com as de outro, criando ecossistemas únicos e de grande importância, como o **Pantanal** (transição entre Cerrado, Amazônia e Chaco) e a **Mata dos Cocais** (transição entre Amazônia, Cerrado e Caatinga).

Verifique seu Conhecimento

Gostou do conteúdo?

Deixe um comentário com suas reflexões e compartilhe esta postagem com seus colegas e familiares!

Postar um comentário

0 Comentários