Chapada
Denominação usada no Brasil para as grandes superfícies, por vezes horizontais, e a mais de 600 metros de altitude que aparecem na Região Centro-Oeste do Brasil.
Do ponto de vista geomorfológico a chapada é, na realidade, um planalto sedimentar típico, pois trata-se de um acamamento estratificado que, em certos pontos, está nas mesmas cotas da superfície de erosão, talhadas em rochas pré-cambrianas.
Erosão
O trabalho mecânico de destruição - exercido pelas águas correntes, carregadas de sedimentos. O termo erosão implica na realização de um conjunto de ações que modelam uma paisagem.
Escarpa
Rampa ou aclive de terrenos que aparecem nas bordas dos planaltos, serras, testemunhos, etc.
Fundo Oceânico
Fundo Oceânico.
Ilha
Porções relativamente pequenas de terras emersas circundadas de água doce ou salgada. As ilhas constituem massas de terras emersas cuja definição é a mesma que se dá para os continentes. Porém a grande diferença está no grau da escala referida, insto é, na extensão.
Mares de Morros
Conjunto de "meias-laranjas" como as que são vistas no médio Paraíba.
Meandros
Sinuosidades descritas pelos rios, formando, por vezes, amplos semicírculos, em zonas de terrenos planos, sendo então, chamados de meandros divagantes.
Planalto
Extensão de terrenos sedimentares mais ou menos planos, situados em altitudes variáveis.
Planície
Extensão de terreno mais ou menos plano onde os processos de agregação superam os de degradação.
Serra
Termo usado na descrição da paisagem física de terrenos acidentados com fortes desníveis.
Testemunho
Resto de antigas superfícies erodidas. No Centro-Oeste brasileiro aparecem testemunhos constituindo grandes "mesas", graças ao trabalho erosivo, numa estrutura tabular.
Vulcão
É o "aparelho" natural que nos permite ter um conhecimento direto do material ígneo que se encontra sob a crosta sólida, isto é, a litosfera.
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.