Pular para o conteúdo principal

SEJA UM DOADOR

GLOBALIZAÇÃO por Cristóvam Buarque

Santiago Alves de Siqueira
Professor de Geografia
 

GLOBALIZAÇÃO*

O que chamam de Globalização é uma tendência inevitável, ela vai ocorrer.

O problema é que ela está ocorrendo, dividindo os seres humanos em dois tipos diferentes.

A Europa se espalha, simbolizando Europa mas também Estados Unidos, Austrália, que incorporam pessoas que a gente pode chamar de ricas, a classe média dos países periféricos e aumentando as desigualdades de tal maneira que em breve a gente vai ter como Globalização um planeta dividido em um Primeiro Mundo Internacional dos ricos que vai ser um país só, mesma gravata, mesma educação, mesmos instrumentos, um país inteiro espalhado pelo mundo e ao lado desse Primeiro Mundo Internacional dos ricos nós vamos ter Ilhas de Pobres e as Ilhas serão a maioria.

Este é o problema da Globalização, a maneira como ela está desenhada o que caracteriza essa Globalização, neste padrão de vida, não cabe todo mundo.

Não cabe todo mundo por razões ecológicas em primeiro lugar, e, porque a economia que é capaz de dar o bem estar que tem o estadunidense ou uma pessoa de classe média e alta do Brasil, esse bem estar não dá para todo mundo do planeta ter.

O que é preciso fazer para ter uma Globalização decente?

É fazer com que todos no mundo inteiro, não agora, não em 5, não em 10, talvez não em 20 anos, tenham todos o essencial, ninguém fique excluído. Que todos tenham uma educação de qualidade até o final do Ensino Médio, todos tenham o que comer, todos tenham acesso ao principal que for da saúde.

Quando a gente conseguir isso, aí sim, nós vamos ter uma Globalização quase perfeita porque vai ficar faltando apenas o respeito à diversidade cultural e o respeito ao meio ambiente.

Essa seria a grande Globalização. A Globalização com três coisas:

1. a inclusão de todos no mínimo essencial para que deixe de existir o pobre excluído;

2. respeito ao meio ambiente;

3. respeito à diversidade cultural.

 

*Extraído de: Debate Brasil – TV Senado – em abril de 2004.
Entrevista a
Cristóvam Buarque
(adaptado por Santiago Alves de Siqueira)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

MUNDO HEMISFÉRIOS PARA COLORIR