Pular para o conteúdo principal

SEJA UM DOADOR

Nicarágua pede que Corte Internacional defina fronteira marítima com Colômbia

Leandra Felipe Correspondente da Agência Brasil/EBC

[caption id="attachment_42" align="alignnone" width="300"]Reprodução Google Earth. Nicarágua pede que Corte Internacional de Justiça defina local exato da fronteira marítima com a Colômbia Reprodução Google Earth. Nicarágua pede que Corte Internacional de Justiça defina local exato da fronteira marítima com a Colômbia[/caption]

Bogotá - A Nicarágua apresentou hoje (15) um novo processo contra a Colômbia perante a Corte Internacional de Justiça em Haia, Holanda. O país solicita que o tribunal declare “o local exato” da fronteira marítima entre os países no mar do Caribe.

Em novembro do ano passado a Corte decidiu ampliar a fronteira da Nicarágua, mas a Colômbia, após dez meses de estudos sobre a sentença proferida, anunciou na semana passada que não acataria a decisão. Em um comunicado, o governo do país explicou que a solicitação à Corte pede a delimitação das 200 milhas náuticas que formam a fronteira caribenha entre a Nicarágua e a Colômbia.

Segundo o governo nicaraguense, a demanda apresentada contra a Colômbia é parte integral de um processo de “estabelecimento dos limites marítimos do Caribe nicaraguense”. “O processo tem como propósito terminar de definir os espaços marítimos da Nicarágua, limítrofes à Colômbia, sem prejudicar o direito de outros países”, informou o comunicado emitido pelo Executivo do país.

O governo do país também disse que estava disposto a negociar com a Colômbia, após a decisão do ano passado, mas que agora não teria mais “disponibilidade” por causa da reação do governo colombiano, que optou por responder que não acataria a decisão da Corte.

Com a decisão da Corte o Arquipélago de San Andrés perdeu grande parte do Mar do Caribe e as comunidades de pescadores alegam ter perdido sua fonte de renda. A Colômbia perderia parte de seu potencial energético, pois há petróleo na área limítrofe no mar caribenho.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

MUNDO HEMISFÉRIOS PARA COLORIR