Pular para o conteúdo principal

SEJA UM DOADOR

Qual é a temperatura do espaço sideral?


O espaço interplanetário é quase vazio, quase vácuo. Assim não há quantidade considerável de matéria (gases ou poeira) para armazenar calor como na atmosfera de um planeta como a Terra. Se você por um termômetro neste ambiente ele só vai registrar temperatura acima de zero grau centígrado se estiver iluminado pelo Sol. Qualquer objeto em órbita da Terra exposto a luz do Sol pode ultrapassar facilmente 100 graus centígrados (ou Celsius).


Na sombra ele pode atingir uns -100 graus facilmente. Nestas condições o objeto não esfria ainda mais, pois vai receber radiação infravermelha do nosso planeta ou da Lua. Quanto mais longe o objeto estiver do Sol mais baixa será sua temperatura mesmo que iluminado por ele. Assim ao redor de Netuno a temperatura, mesmo iluminado é baixíssima, podendo chegar a -222 grau Celsius.

Já no espaço interestelar pouca a luz das estrelas é suficiente para evitar que o corpo atinja o chamado ZERO ABSOLUTO (0 grau Kelvin que é aproximadamente -273 grau Celsius). Mesmo no espaço intergaláctico não se alcança, em condições normais temperaturas menores que 3 graus Kelvin (-270 graus Celsius). Esta temperatura foi medida acidentalmente pela primeira vez em 1964.

Dois engenheiros de telecomunicações, Arno Penzias e Robert Wilson, estavam examinando interferências de rádio com uma antena muito sensível. Eles descobriram que para onde apontassem seu instrumento havia uma emissão de micro-ondas que corresponde a temperatura média do nosso Universo: uns -270 grau centígrados.

Fonte: EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

MUNDO HEMISFÉRIOS PARA COLORIR