O que é o Geóide?
Em 1828, C.F. Gauss introduziu um modelo aperfeiçoado da figura da Terra, mas o termo geoide foi criado em 1873 por J.F. Listing. O geoide é limitado por uma superfície equipotencial do campo de gravidade da Terra que coincide com o nível médio não perturbado dos mares. Em cada ponto o vetor gravidade será perpendicular à superfície. Pode-se imaginar a superfície geoidal prolongada através dos continentes. Ela tem um formato ondulatório levemente irregular que acompanha as variações da estrutura de distribuição de massa da Terra. Essa ondulação é suave e fica em torno ±30 m, sendo o valor máximo de ±100m, em relação ao elipsóide de referência.
Porque os modelos de ondulações geoidais são necessários?
A altitude determinada utilizando um receptor GNSS não está relacionada ao nível médio do mar, mas a um elipsóide de referência com dimensões específicas. Portanto, torna-se necessário conhecer a ondulação geoidal (diferença entre as superfícies do geóide e elipsóide) para que a altitude acima do nível médio do mar possa ser obtida.
(Fonte: IBGE)
Veja outras imagens. (clique para ampliar)
Fonte: http://www.ibge.gov.br/seminario_referencial_geocentrico/portugues/arquivos/Lobianco_30nov2004_Geoide_II_Seminario.pdf (Acesso em 31/01/2013).
Como é legal saber sobre a terra !!! Espero mais posts para comentar !!
ResponderExcluirValeu Bárbara! Que bom que esta gostando.
ResponderExcluirEntro todos os dias no site,para ver mais publicações !
ResponderExcluirGrato Bárbara. Continue participando! Se tiver algum conteúdo que você gostaria de ver aqui, deixe a dica nos comentários.
ResponderExcluir