Pular para o conteúdo principal

Venezuela fecha a fronteira com o Brasil

Desde a madrugada desta quarta-feira a fronteira de Pacaraima, no estado de Roraima, com a Venezuela está fechada. O mesmo ocorreu na fronteira Venezuela/Colômbia. Segundo informação divulgada pela Guarda Nacional da Venezuela ao governo de Roraima. A medida vale por 72 horas.

 

De acordo com anúncio enviado pelo Ministério para Relações Exteriores da Venezuela à Embaixada do Brasil em Caracas, a decisão se deve à extração ilícita de notas da moeda venezuelana.

 

No último domingo, o presidente venezuelano Nicolás Maduro já tinha ordenado a retirada de circulação de todas as cédulas de 100 bolívares, atualmente a de maior valor, para enfrentar supostas máfias colombianas que estariam armazenando a nota com o objetivo de desestabilizar a economia do país.

 

De acordo com Maduro, as máfias também estariam acumulando as cédulas venezuelanas em armazéns no Brasil, na Alemanha, República Tcheca e Ucrânia. Para o professor de relações internacionais, Thiago Galvão, a medida adotada pelo presidente Nicolás Maduro é uma forma de proteger a economia do País. "É uma forma que encontrou de se proteger cenário negativo...grave crise a ponto de fazer desvalorização cambinal...tem que colocar para circular novas moedas...que é o caminho monetário."

 

Sobre os possíveis impactos na relação diplomática com o Brasil, o professor acredita que a medida não terá grande repercussão. "A grande implicação é no contexto local. No âmbito das relações bilaterais temos uma parceria de longa data, consolidada; Não acredito que vai afetar a relação do Brasil com a Venezuela."

 

Por nota, o Itamaraty afirma que o fechamento da fronteira está atrelado a aspectos internos do país vizinho e que não cabe comentários sobre a questão. Também por nota, o governo de Roraima alega que a decisão é exclusiva do governo venezuelano que pretende retirar de circulação as cédulas de 100 Bolívares e estimula a população a efetuar a troca em banco público no prazo de 72 horas.

 

A Venezuela enfrenta grave crise econômica e, como parte de um plano de adaptação à forte inflação, o Banco Central anunciou a introdução de seis novas cédulas: de 20 mil, 10 mil, 5 mil, 2 mil, 1 mil e 500, além das moedas de 100, 50 e 10 bolívares.
Fonte: EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te