Vista parcial da cidade histórica de Pirenópolis-GO / Foto: Lilian Knapp - CC0 Public Domain |
A ONU (Organização das Nações Unidas) através da Organização Mundial do Turismo (OMT), uma de suas agências, declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável.
A relevância econômica do atividade do turismo para a economia dos países é notória. Dados da ONU apontam que um em cada 11 empregos no mundo são gerados pelo turismo. Além disso, o setor responde por 7% das exportações mundiais e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
Para além das questões econômicas, uma ação de apoio ao turismo sustentável ajudaria muitos países no combate a formas perversas de exploração turísticas, entre outras, o turismo sexual.
Essa declaração da OMT poderá possibilitar maior destaque do potencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de empregos, redução da pobreza, proteção ambiental, defesa do patrimônio cultural, entre outras ações decorrentes de uma atividade turística sustentável.
Contudo, somente a declaração da OMT não é suficiente. É preciso estimular a adoção de políticas públicas para o setor e promover avanços em questões de cunho ambiental, como o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem o fortalecimento do turismo entre suas metas.
O anúncio oficial do Ano Internacional do Turismo Sustentável está previsto para acontecer no dia 18 de janeiro, na Espanha.
Em Sala de Aula
A escola deve desempenhar um papel importante nesse contexto, especialmente escolas situadas em municípios com potencial turístico. Há muitos municípios brasileiros, especialmente onde as cidades são menores que o turismo já se apresenta como uma importante atividade econômica, mas a falta de estrutura e de uma política voltada para a sustentabilidade da atividade turística direciona para que, a médio ou longo prazo, essa atividade seja insustentável.
Discutir ações para uma prática turística sustentável no ambiente escolar é oportunizar uma aprendizagem significativa aos alunos que vivenciam, em seus lugares de pertencimento, as consequências de turismo, seus bônus e seus ônus.
Repensar a atividade turística na perspectiva da sustentabilidade é promover a inclusão de uma maior parcela da população em uma importante atividade econômica buscando maximizar os benefícios para todos e mitigar seus problemas.
Se você já fez ou conhece algum trabalho sobre turismo em sua cidade, se você conhece algum projeto ligado ao turismo sustentável fale dele nos comentários do site. Terei um grande prazer um receber sua contribuição.
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.